Instituição auxilia pais de bebês intersexo na Feira da Diversidade LGBTQIA+

A Associação Brasileira Intersexo surgiu em 2018, visando abrir e expandir os debates sobre pessoas intersexo no Brasil

8 jun 2023 - 17h23
(atualizado em 9/6/2023 às 23h24)
Thaís Emília, atual presidente de Abrai
Thaís Emília, atual presidente de Abrai
Foto: Felipe Iruatã/Terra / Felipe Iruatã/Terra

Graças à movimentação dos ativistas Shay, Amiel, Alex, Haru e Dionne, hoje pais e mães de bebês intersexo possuem uma instituição que orienta e presta assistência a eventuais dúvidas sobre como lidar com essa descoberta.

Na época, pouco antes do surgimento da Associação Brasileira Intersexo (Abrai), os ativistas criaram a União Brasileira Intersexo (UBI).

Publicidade

Em 2018, a Associação Brasileira Intersexo foi estabelecida com o objetivo de ampliar e promover discussões sobre pessoas intersexo no Brasil.

Veja o que foi destaque na 22ª edição da Feira Cultural da Diversidade LGBT+
Video Player

Esse foi o caso de Thaís Emília, mãe de Jacob, um bebê intersexo, e atual presidente de Abrai. A psicanalista e professora da UNESP explica que o objetivo da presença da associação na feira é trazer mais informações para o público.

“Como é o registro civil do bebê intersexo, estamos trazendo a nota técnica do conselho de psicologia e algumas orientações legais sobre como proceder nesses casos", informou Thaís.

Mais de 200 famílias já foram auxiliadas pelo projeto da Abrai, e você pode conhecer mais sobre ele clicando aqui

Publicidade

O que é Intersexo?

O termo "intersexo" refere-se a uma característica biológica relacionada à diversidade sexual e reprodutiva. Indivíduos intersexuais possuem diferenças anatômicas que não se encaixam nas definições tradicionais de masculino ou feminino. Isso pode incluir cromossomos, órgãos genitais ou órgãos reprodutivos internos que não correspondem à categoria típica de um determinado sexo.

Além disso, eles podem apresentar características de ambos os sexos. Por exemplo, uma pessoa com aparência feminina, mas com anatomia predominantemente masculina.

Conheça mais sobre a característica clicando aqui!

***Pelo segundo ano consecutivo, o Terra é media & business partner oficial do maior evento popular a céu aberto do mundo, a 27ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, reforçando o nosso compromisso com a diversidade, potencializando as vozes e as lutas pela causa.

Patrocínio Máster: Smirnoff

Publicidade

Patrocínio: Vivo

Apoio: Pantene, Amstel, Jean Paul Gaultier, L'Oréal, Mercado Livre, Accor

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se