A tão aguardada 26ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, apresentada por Terra e Smirnoff e realizada pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP), acontece neste domingo, 19, após dois anos longe das ruas devido à pandemia.
Para o grande retorno na Avenida Paulista, o evento terá um esquema reforçado de segurança para garantir o conforto do público, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo.
Mais de 2 mil policiais militares fazem a segurança do evento. Além da Avenida Paulista, as equipes também atuam em locais de grande concentração próximos ao evento, como as ruas da Consolação e na Praça Roosevelt, onde acontece a dispersão dos participantes. Haverá patrulhamento a pé e bases comunitárias móveis espalhados pela região.
A Parada Gay também contará com uma sala de gerenciamento, composta por todos os órgãos envolvidos, como a Prefeitura, o Metrô, a Guarda Civil Metropolitana e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O grupo se reunirá no Centro de Operações da PM (Copom), onde também funciona o atendimento do 190, na Luz.
A segurança do evento contará com apoio do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) e do Corpo de Bombeiros, além do Grupamento de Radiopatrulha Aérea (GRPAe), que sobrevoará o local com os helicópteros Águia, além do policiamento com emprego do Canil e do Regimento de Polícia Montada 9 de Julho.
Combate à homofobia
A unidade policial especializada nas investigações de crimes de homofobia da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) também prestará seu apoio investigando denúncias que podem ser feitas através do Disque 100 e o Disque-Denúncia (181).
A Decradi funciona no Palácio da Polícia Civil, na Rua Brigadeiro Tobias, 527, na Luz, região central de São Paulo. Além do atendimento pessoal, vítimas e testemunhas podem entrar em contato com a unidade por meio dos telefones (11) 3311-3555 ou pelo e-mail decradi@policiacivil.sp.gov.br.
Delegacia da Diversidade Online
Outro aliado na segurança e no combate contra a homofobia é a Delegacia da Diversidade Online (DDD Online), que é responsável pelo registro eletrônico de todas as ocorrências de intolerância ou preconceito por diversidade sexual e de gênero e demais delitos dessas naturezas.
A Delegacia da Diversidade Online pode ser acessada por meio do site. A plataforma, sob responsabilidade da Polícia Civil do Estado de São Paulo, foi programada para fácil navegação, de forma a simplificar o preenchimento das ocorrências.
Para realizar um registro, após acessar o link, o cidadão deve apenas clicar em comunicar ocorrência e depois no ícone Delegacia da Diversidade Online. O processo é rápido, seguro e não demanda conhecimento jurídico para classificação do tipo de delito. A própria plataforma oferece um questionário para orientar a vítima sobre o tipo de violência sofrido.
Depois de detalhar a ocorrência, a vítima insere os dados pessoais, as informações do agressor e as provas, caso possua. O processo de preenchimento é o mesmo já adotado para os outros crimes da delegacia eletrônica, mas adaptado às peculiaridades dos delitos de intolerância ou discriminação.
#TerraNaParada
Terra e Smirnoff apresentam a 26ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que este ano tem como tema "Vote com orgulho - por uma política que representa". Acompanhe a cobertura completa do evento em Terra NÓS, a vertical de diversidade do Terra, e fique por dentro do movimento LGBTQIA+ na Paulista e pelo mundo. E usando a hashtag #TerraNaParada nas suas redes sociais você pode entrar nessa com a gente!