A Parada do Orgulho LGBT+ já tem data e programação definidas! Como sempre, o evento vai acontecer na Avenida Paulista, em São Paulo, no dia 11 de junho. A concentração começará às 10h e a Parada parte às 12h.
Ao longo dos anos, o evento trouxe vários temas para reflexão. Este ano o tema é "Queremos políticas sociais para LGBT+, por inteiro e não pela metade", visando reforçar a importância de lutar pela proteção social da comunidade, exigir direitos negados e celebrar a diversidade.
Em 2022, o tema foi “Vote com orgulho – por uma política que representa”, para incentivar o voto em candidatos que apoiem a causa LGBTQIA+ nas eleições.
Além da Parada
Antes da grande festa, no dia 11, alguns eventos serão promovidos pela ONG Parada do Orgulho LGBT de SP. No dia 5 ocorrerá a coletiva de imprensa, com a divulgação do line-up da festa.
No dia 8, acontecem a Rede de Orgulho e a Feira Cultural e Palco da Diversidade LGBT+. Entre os dias 8 e 9, também o Encontro Brasileiro de Organizações de Paradas LGBT+.
E no dia 11, enfim, a Parada do Orgulho LGBT+.
Programação e line-up
A programação da Parada, tirando os horários de concentração e início, ainda não foi divulgada. Assim que for, essa matéria será atualizada. Fique de olho.
Terra na Parada
A 22ª edição da Feira faz parte do calendário de atividades da 27ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo. Pelo segundo ano consecutivo, o Terra é media & business partner oficial do evento, reforçando o nosso compromisso com a diversidade, potencializando as vozes e as lutas pela causa.
Patrocínio Máster: Smirnoff
Patrocínio: Vivo
Apoio: Pantene, Amstel, Jean Paul Gaultier, L'Oréal, Mercado Livre, Accor
A maior do mundo
A Parada do Orgulho LGBT+ de SP é organizada pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP). A primeira edição ocorreu em 1997 com cerca de 2 mil participantes e o tema “Somos muitos, estamos em várias profissões”.
Desde então, o evento já conquistou um público enorme. Na edição de 2022, o evento bateu o recorde de público, com 4 milhões de pessoas, e entrou para o Guinness Book como o maior do mundo. Segundo a SPTuris , a parada é o evento que atrai mais turistas internacionais à cidade de São Paulo.
Em 2019, a Parada havia reunido 3 milhões de pessoas, sendo o maior número de público registrado antes de 2022. As edições de 2020 e 2021 foram virtuais devido à pandemia causada pela covid-19.