Por mais que a inclusão de pessoas trans nos elencos da Globo tenha aumentado nos últimos anos, ainda é bastante pequeno o número de mulheres trans, travestis e homens trans que trabalham recorrentemente nas obras da emissora. Alguns artistas chegaram a ter papéis de destaque em novelas, mas mesmo assim sumiram das telinhas.
A seguir, relembre alguns desses atores que levaram inclusão à TV, mas já não aparecem em frente às câmeras há algum tempo:
Glamour Garcia
Antes do sucesso de Buba (Gabriela Medeiros) em Renascer e do protagonismo de Maria Clara Spinelli em Elas por Elas, a atriz trans com mais destaque nas novelas recentes foi Glamour Garcia, que viveu a Britney em A Dona do Pedaço. Entretanto, ela nunca mais atuou na TV após a novela de 2019. Ao longo do mês de maio, a atriz fez apresentações da peça Salomé.
Gabrielle Joie
Desde 2019, Gabrielle Joie não aparece mais na TV aberta. A atriz já teve dois papéis na Globo, na série Sob Pressão, quando estreou na telinha, e na novela Bom Sucesso. Entretanto, nos últimos anos ela tem feito mais trabalhos relacionados à moda.
Bernardo de Assis
Com trabalhos na televisão, teatro e cinema, Bernardo de Assis se tornou um dos primeiros homens trans a atuar em novelas brasileiras. Ele fez parte do elenco de Salve-se Quem Puder, que terminou em 2021, mas não voltou a aparecer na Globo após isso.
Carol Marra
O trabalho mais recente de Carol Marra estreou em 2023, o filme Ritmo de Natal, mas a atriz está longe das novelas desde Quanto Mais Vida Melhor, de 2021, único trabalho que ela fez na principal emissora do país.