Pré-candidaturas LGBTQIAPN+ batem recorde nas eleições deste ano

De acordo com levantamento do programa 'Voto com Orgulho', há um aumento de 500% na comparação com o último pleito municipal

9 mai 2024 - 18h12
(atualizado às 20h32)
Pré-candidaturas LGBTQIAPN+ batem recorde nas eleições deste ano
Pré-candidaturas LGBTQIAPN+ batem recorde nas eleições deste ano
Foto: Alexander Spatari/Getty Images

O número de pré-candidatos LGBTQIAPN+ para as eleições municipais deste ano aumentou cinco vezes em comparação com o último pleito municipal, ocorrido em 2020. Os dados são do primeiro boletim do Voto com Orgulho, iniciativa da Aliança Nacional LGBTI+. Ao todo, 150 pessoas da comunidade devem disputar mandatos em 2024. Há quatro anos, a primeira edição do estudo registrou apenas 30 candidaturas. 

Segundo os dados levantados, 132 pessoas são LGBTIAQAPN+ declaradas, e outros 18 são aliados da causa. Desse total, apenas três candidaturas são para prefeito, e o restante concorrerá ao cargo de vereador. 

Publicidade

"Esse primeiro boletim nos dá uma dimensão do quanto a comunidade LGBTI+ vem aumentando a sua participação política e buscando ampliar a representatividade no poder legislativo, especialmente. Vamos acompanhar e apoiar este movimento que vem se capilarizando nas cidades brasileiras", disse o diretor de Políticas Públicas da Aliança Nacional LGBTI+ e coordenador geral do Voto com Orgulho, Cláudio Nascimento.

Além da quantidade de candidaturas, a distribuição geográfica é outro dado importante. De acordo com o estudo, há uma concentração de pré-candidaturas nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste do País. O Estado de São Paulo possui 34 pré-candidatos, e o Rio de Janeiro, 22. Já o Paraná tem 14, o Rio Grande do Sul possui 10, e Minas Gerais e Pernambuco contam com 9 pré-candidaturas, cada.

Em 2024, a maioria das pré-candidaturas LGBTQIAPN+ são de pessoas negras, somando 53%. Os homens representam 46% do total, dos quais apenas um é transmasculino. Já dentre as mulheres, 28 pré-candidaturas são cis e 38 trans.

No total, foram registrados 63 gays, 16 bissexuais, 17 lésbicas, 6 pansexuais e 2 assexuais. Além de 46 pessoas heterossexuais - sendo 29 mulheres trans, 15 pessoas cis aliadas - um homem trans e uma pessoa não binária.

Publicidade

O programa Voto Com Orgulho é coordenado pela Aliança Nacional LGBTI+, em parceria com o Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+ (Rio de Janeiro) e o Grupo Dignidade (Curitiba). Conta com apoio institucional do Sinergia Instituto de Diversidade Sexual de Minas Gerais, da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, a União Nacional LGBT, Rede Trans, Sleeping Giants Brasil, Associação de Famílias Homotransafetivas (ABRAFH) e Global Equality Caucus.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações