Professora da Flórida é investigada após exibir filme da Disney com personagem gay

Professora exibiu "Mundo Estranho", que apresenta um personagem homossexual. Ela é acusada de "doutrinar" seus alunos da 5ª série

16 mai 2023 - 07h52
(atualizado às 09h42)
Foto: Divulgação/Disney / Pipoca Moderna

Uma professora da Flórida está sendo investigada pelo Departamento de Educação da Flórida (DOE), nos Estados Unidos, após exibir o filme "Mundo Estranho" que apresenta um personagem homossexual. Ela é acusada de "doutrinar" seus alunos da 5ª série.

Num vídeo publicado no TikTok, a professora do 1º ano no distrito escolar do condado de Hernando explicou que decidiu mostrar o longa para as crianças depois de concluírem testes padronizados. Os alunos foram divididos em duas turmas: os que haviam terminado as atividades e os que ainda estavam fazendo os testes. "Achei que seria um ótimo momento para dar a eles uma pausa no cérebro, mostrando um filme relacionado ao que estávamos aprendendo na escola", disse Jenna Barbee.

Publicidade

A Sra. Barbee acrescentou que os pais dos alunos deram permissão no início do ano letivo que lhes permite assistir a filmes com classificação PG. A professora ainda disse que os responsáveis "não tiveram objeções a conteúdo específico" com a autorização.

Além disso, a professora escolheu o filme "Mundo Estranho" porque estava relacionado à sua unidade de ciências da Terra e ecossistemas. Ela esclareceu que o personagem gay "não teve nada" a ver com a decisão. Contudo, Barbee observou que ela tem "muitos alunos […] falando sobre como eles são parte da comunidade antes de mostrar esse filme inofensivo".

"Que melhor maneira de mostrar todos esses padrões junto com grandes lições de superação de diferenças, espalhando bondade, comunicação e perseguindo seus sonhos?", questionou Barbee. "Nenhum dos meus alunos se importou ou piscou. Eles nem sabiam que isso era um grande negócio até que o membro do conselho e o estado o tornassem um grande negócio."

Publicidade

No entanto, Jenna Barbee recebeu a acusação por conta de uma das alunas que era filha de um membro do conselho escolar e que "está atualmente determinado a se livrar de todas as formas de representação de nossas escolas". O responsável ainda disse à CNN que "não é função do professor impor suas crenças a uma criança […]" nas salas de aula.

"Eu entendi a perspectiva dela, que ela realmente não quer que isso seja mostrado em sua casa. Eu nunca vi essa perspectiva antes, então não achei que fosse grande coisa, mas vendo como ela estava chateada, eu disse a ela: 'entendi minha lição'", rebateu a professora.

Por fim, a professora Barbee acrescentou que suas aulas tem sido observadas por um membro da administração, que costuma chamar os alunos "para interroga-los". Ela diz que a experiência tem sido traumatizante para as crianças.

A trama de "Mundo Estranho" acompanha a nova missão da família de exploradores espaciais, que após o sumiço do patriarca retorna ao mundo estranho do título, um lugar desconhecido e traiçoeiro, cheio de criaturas fantásticas e prontas para engolir qualquer um. E onde o velho aventureiro vem vivendo nos últimos anos. Lá, eles descobrem que a maior ameaça que podem enfrentar são as diferenças entre eles.

Publicidade

O filme tem roteiro de Qui Nguyen e direção de Don Hall, dupla responsável por "Raya e o Último Dragão" (2021), e o elenco de dubladores originais é encabeçado por Jake Gyllenhaal e Dennis Quaid, que voltam a viver pai e filho 18 anos depois de "O Dia Depois do Amanhã".

Pipoca Moderna
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações