Com o aumento das discussões sobre gênero e sexualidade, cada vez mais surgem termos relacionados às nuances e individualidades que se apresentam na sociedade. Isso pode ser considerado um sinal de que as pessoas estão se desprendendo dos padrões e buscando compreender e aceitar as múltiplas formas de se manifestar.
Depois da cantora Iza falar abertamente sobre ser demissexual, Bela Gil se declarou uma pessoa ‘sapiossexual’ durante uma participação no podcast “Mil e uma tretas”, de Thaila Ayala e Julia Faria.
Mas você sabe o que significa ser ‘sapiossexual’? E a diferença entre ser ‘sapiossexual’ e ‘demissexual’?
Se não sabe, vem que a gente te explica!
O que é sapiossexual?
A sapiossexualidade se refere a pessoas que sentem atração sexual ou emocional por alguém com base em sua educação ou inteligência.
Nesse sentido, uma boa conversa e a troca de conhecimento agem como o principal - se não o único - agente responsável pela criação do afeto da pessoa sapissexual por uma outra pessoa.
O termo vem do latim “sapio”, que significa “sábio”, e teria sido usado pela primeira vez pelo engenheiro Darren Stalder na rede social LiveJournal no início dos anos 2000.
Sapiossexualidade e assexualidade
Assim como a sapiossexualidade, a assexualidade também é considerada como uma orientação sexual.
A diferença é que a assexualidade, também conhecida como espectro assexual, é uma orientação caracterizada pelo interesse baixo ou ausente por relações sexuais, independente do gênero.
"Os assexuais possuem sentimentos, mas não o desejo total de fazer sexo. Ou seja, o sentimento de amor e a atração sexual não estão necessariamente associados. A atração romântica pode existir, mas não a atração sexual", esclarece Andrea Ladislau, psicanalista e especialista em Psicopedagogia e Inclusão Digital.
Sapiossexual e demissexual
De acordo com Rosana Cibok, psicóloga cognitivo comportamental, uma pessoa demissexual só tem relações sexuais ou sente prazer na relação se tiver um envolvimento afetivo com o parceiro, independentemente do gênero.
Segundo Cibok, o termo está enquadrado dentro do espectro assexual, uma vez que o indivíduo não sente vontade de manter relações sexuais com frequência, porém com a especifidade dos laços afetivos.
"O que diferencia essa orientação é justamente o fato de que, em outros espectros, as pessoas conseguem sentir atração sexual por outras pessoas, sem que se importem com o grau de intimidade ou envolvimento", explica.
Famosos sapiossexuais
Bela Gil
A afirmação da apresentadora e filha do cantor Gilberto Gil sobre ser uma pessoa ‘sapiossexual’ foi uma das que geraram maior repercussão sobre o assunto. A revelação aconteceu em novembro de 2022.
"Minha autoestima e esse senso de beleza estão muito relacionados ao intelecto. Eu sou sapiossexual, eu me atraio por pessoas inteligentes, não necessariamente bonitas. Então eu não acho que eu tenho que ser hiper, ultra, mega bonita. Então, assim, para que eu vou botar silicone, entendeu? Deixa eu ler um livro, porque vai funcionar muito mais", disse Bela, que é mãe de dois filhos: Flor e Nino.
Karol Conká
A rapper, cantora e ex-BBB revelou ser sapiossexual em 2018, durante entrevista ao site Na Telinha.
Na época, Conká comentou sobre o assunto de maneira bem-humorada.
“Não transo com sapos. Se você for assim só bonitinho e não tiver uma ideia, não tem chance comigo”, disse a cantora na ocasião.
Key Alves
Apesar da repercussão em torno da declaração de Key Alves - uma das participantes mais comentadas do BBB 23 - sobre nunca ter lido um livro, a jogadora de vôlei afirmou, em janeiro deste ano, que se identifica como uma pessoa sapiossexual.
“Se o cara é muito inteligente, estilo nerd mesmo, meu olhinho fica brilhando, apaixonada. Mas é difícil achar homem assim, viu?! E tem que ser mais velho, também, tipo 20 anos a mais que eu”, afirmou a sister, que gerou uma série de memes com a declaração.