Sem Bolsonaro, participantes da Parada LGBT+ de São Paulo sentem 'clima mais leve'

Ex-presidente nunca escondeu seus posicionamentos preconceituosos sobre a comunidade LGBTQIA+

11 jun 2023 - 21h42
(atualizado em 12/6/2023 às 09h35)

Na primeira Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Paulo após o fim da gestão Jair Bolsonaro (PL), participantes afirmaram que a "virada de governo" tornou o evento mais tranquilo, com perspectivas positivas em relação aos direitos e segurança da comunidade LGBT+. O ex-presidente nunca escondeu seus posicionamentos sobre a comunidade LGBTQIA+ e, durante seus 27 anos na Câmara dos Deputados, ganhou fama por discursos preconceituosos.

Os cariocas Luiz Maciel, 67, e Jorge Pontes, 56, casados há 37 anos, avaliam que a mudança de governo deixou a Avenia Paulista mais "leve". O casal participa do evento desde a sua 4ª edição.

Publicidade

"O clima é outro. A gente percebe até mesmo pelo discurso das pessoas em cima do trio. Dá muita esperança ver a diversidade de pessoas por aqui, pessoas com deficiência, travestis, homens e mulheres trans falando fora de uma perspectiva de medo, mas sob uma perspectiva de esperança", declarou Luiz. 

Luiz Maciel e Jorge Pontes vão à Parada SP desde a 4ª edição
Luiz Maciel e Jorge Pontes vão à Parada SP desde a 4ª edição
Foto: Victória Ribeiro/Terra

Para o cenógrafo Marcos Vinícius, 55, que participa da Parada do Orgulho de São Paulo há 18 anos, a 'virada de governo' é uma vitória pessoal e de todos os brasileiros, principalmente os da comunidade LGBTQIA+.

"Me sinto mais liberto, porque nas paradas anteriores a comemoração vinha misturada de um certo receio de que algo acontecesse por parte dos apoiadores do governo anterior, porque, querendo ou não, os discursos preconceituosos eram fortalecidos pelo ex-presidente. Hoje, estamos comemorando não apenas nosso orgulho, mas uma mudança positiva para comunidade", afirmou Marcos.

Marcos Vinícius celebra a Parada SP após 'virada de governo'
Foto: Victória Ribeiro/Terra

Dessa mesma opinião compartilha Dumaresq, que participou do reality show The Circle Brasil, da Netflix. Para o influenciador, o clima que prospera nesta edição é de leveza. 

Publicidade

"Sinto que a Parada no governo Bolsonaro foi uma Parada mais sobre a ocupação de espaço. Essa eu senti mais leve, uma Parada para gente se divertir e curtir a nossa existência. É sobre eu estar aqui leve, com leveza, mas pontuando o que precisa ser melhorado. As pessoas que estavam aqui estavam mais felizes, mais amorosas, mais montadas, mais livres e sem medo", opinou o influencer.

Digital influencer Dumaresq curte com leveza a Parada SP
Foto: Victória Ribeiro/Terra

Terra na Parada

Pelo segundo ano consecutivo, o Terra é media & business partner oficial do maior evento popular a céu aberto do mundo, a 27ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, reforçando o nosso compromisso com a diversidade, potencializando as vozes e as lutas pela causa.

  • Patrocínio Máster: Smirnoff
  • Patrocínio: Vivo
  • Apoio: Pantene, Amstel, Jean Paul Gaultier, L'Oréal, Mercado Livre, Accor
Parada SP: população LGBTQIA+ lista as políticas públicas que comunidade precisa
Video Player
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações