"Um preconceito disfarçado de matéria de entretenimento", declarou Marcelo Cosme, apresentador do Jornal Hoje e do Globo News em Pauta, em uma postagem nas redes sociais após a repercussão de uma fala que fez durante a apresentação do jornal.
No último sábado, 20, Cosme fez um comentário sobre seu casamento após o encerramento de uma notícia sobre queijos mineiros.
É comum que os apresentadores da TV Globo usem alguns segundos ao final de uma matéria para comentar sobre o assunto em pauta. Entretanto, o que era pra ser uma situação normal virou notícia de cunho sensacionalista, segundo o jornalista, em alguns veículos de comunicação.
O comentário feito pelo apresentador foi: "Quem não gosta de queijo, né? Eu sou gaúcho, moro no Rio, sou casado com mineiro, imagina, lá em casa não falta queijo. Eu gosto daquele queijo pra gente comer no café da manhã, né? Mas aí você escolhe. Como diz na reportagem, tem queijo pra todos os gostos e viva Minas Gerais."
E foi a partir desta fala que o jornalista passou a sentir ser vítima de preconceito.
Marcelo aproveitou o espaço em seu perfil do Twitter para conscientizar seus seguidores, por meio de um vídeo, sobre o preconceito velado em algumas dessas manchetes.
"Se fosse qualquer outra mulher falando do marido, teria toda essa matéria? Essa repercussão? É claro que não."
"Enquanto a minha fala sobre o meu marido chamar atenção e for parar em um site, em dois ou três ou quatro, eu vou continuar falando, até que essa fala seja naturalizada, normalizada. Não tem mais porque as pessoas se espantarem porque um homem diz que é casado com outro homem", finalizou.
“SOU CASADO COM UM MINEIRO”.
Bastou eu falar está frase no último sábado no #jornalhoje para surgirem inúmeras manchetes em sites.
Um preconceito disfarçado de matéria de entretenimento. pic.twitter.com/7vQNiBudTd
— marcelocosme (@cosmemarcelo) May 22, 2023