'Viramos uma só': Como Gabriela Medeiros se conectou com Buba em 'Renascer'

A atriz também falou sobre seu solitário processo de transição de gênero

16 mai 2024 - 15h40
(atualizado às 15h48)
Gabriela Medeiros interpreta Buba em 'Renascer'
Gabriela Medeiros interpreta Buba em 'Renascer'
Foto: Estevam Avellar/Globo/Divulgação / Estadão

Gabriela Medeiros, atualmente no ar como Buba em Renascer, vê a própria história entrelaçada com a trajetória da atual personagem. Ambas são psicólogas, são transexuais e passaram por processos parecidos durante a transição de gênero. "Eu e Buba viramos uma só. Tem muita verdade cênica em meu olhar. Ela é parte de mim, parte da minha história", diz a atriz, em entrevista ao jornal O Globo.

Na noite desta quinta-feira, 16, no centésimo capitulo da novela, o roteiro contará um relato similar à história da atriz. Buba voltará para sua cidade natal e reencontrará os pais, interpretados por Malu Galli e Guilherme Fontes. Ela descobrirá que os dois invetaram para as pessoas que ela havia morrido, para esconder a transição de gênero. Com isso, a trama de Bruno Luperi trará para a TV a rejeição e a violência vivida no dia a dia por essa parcela da população.

Publicidade

"Renascer": quem é Bianca DellaFancy, a amiga Drag Queen de Buba "Renascer": quem é Bianca DellaFancy, a amiga Drag Queen de Buba

De acordo com Gabriela, na sequência de cenas, ela deixou um "pedaço de si", já que, assim como Buba, ela passou por um processo solitário e sem apoio familiar em sua transição de gênero. Para ela, a arte, começando com a pintura e mais tarde com o teatro, ajudou-lhe nesse momento difícil.

A atriz sempre foi perseguida por um desconforto ao se olhar no espelho, da infância até a puberdade, e não se reconhecia no próprio corpo. "Quando crescer, vou me tornar uma borboleta", dizia ela para si à época, sem imaginar que os pensamentos de criança se tornariam reais.

"Sinto que as minhas asas de borboleta ainda estão crescendo. A vida se trata de uma grandiosa metamorfose. Sou uma lagarta desabrochando nesse mundo. Fui uma criança bem solitária no meu mundinho particular. Passava horas desenhando e pintando. Minha avó me incentivava, então comprava lápis, canetinhas e giz. E a minha outra vovó, materna, me estimulava a pintar pano de prato com ela. É a arte que me cura de todos os meus processos. Atuar é uma profunda catarse do eu", fala.

Publicidade

A história de Buba é uma das novidades do remake de Renascer. Em sua primeira versão, transmitida em 1993, a personagem, interpretada por Maria Luisa Mendonça, era uma pessoa intersexo e a história com a família não existia. Ou seja, as cenas transmitidas a partir desta quinta-feira, 16, serão inéditas.

"Ela é uma rosa cheia de espinhos que foi altamente traumatizada pelo histórico familiar, além de se esbarrar numa relação abusiva que a anula completamente. Mas ela irá desabrochar cada vez mais até o fim da novela", conta Gabriela, ao falar de sua personagem.

Para os próximos projetos, Gabriela revela alguns sonhos: "Pode parecer clichê, mas quero muito fazer alguma personagem de época dos anos 1940, 50 ou 60. E quero interpretar uma personagem em que a história não gire em torno dela ser trans, e sim de ser uma mulher, seja essa mulher como for, com suas questões, anseios, medos e inseguranças".

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se