Yuri Gama Dela ganhou as redes sociais na última semana ao compartilhar sua experiência como um homem trans que engravidou. A princípio ele não sabia que estava gestando, e descobriu depois de ir ao médico por conta de uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).
Ele tem 20 anos e mora em São José, Santa Catarina. Ele viveu um relacionamento breve com o genitor, e a gravidez não era planejada. Após a repercussão de sua história, ele quer se tornar um exemplo para a comunidade.
“Eu recebi muitas mensagens de pessoas trans que se sentiram inspiradas pela minha história”, disse Yuri. Ele costuma compartilhar detalhes da paternidade em seu perfil no TikTok, e pretende continuar.
Além do apoio nas redes sociais, Yuri contou que chegou a ser abordado pessoalmente, e acredita que “ganhou mais respeito” de pessoas próximas a ele. “Isso me deixou bem feliz”. O jovem também recebeu comentários negativos nas redes sociais, mas decidiu ignorá-los. “Costumo pegar só aquilo que me agrada”.
Para Yuri, mostrar e naturalizar sua experiência enquanto um pai trans é importante para mostrar para as pessoas que ele, de fato, existe e tem direito a uma família. “É uma coisa que acontece, e as pessoas não falam. Como você vai se sentir seguro se você é o único que passa por isso? Tendo inspirações, você se sente mais acolhido para fazer o que deseja”.