O partido Irmãos da Itália (FDI), da premiê Giorgia Meloni, foi condenado a indenizar em 20 mil euros (R$ 108 mil) um casal gay de Toronto, no Canadá, pelo uso indevido de uma foto em uma campanha contra a barriga de aluguel.
A foto, de 2014, mostra o nascimento de Milo, filho de BJ Barone e Frankie Nelson, concebido graças à ajuda de uma barriga de aluguel. A imagem foi colocada em um pôster do FDI que dizia "Ele nunca poderá dizer 'mamãe'. Os direitos defendidos devem ser os da criança".
A sentença foi anunciada após sete anos de processo e o partido recorreu da decisão. "Sinceramente, nunca esperamos nenhum resultado. Estávamos no processo havia tanto tempo que nos perguntávamos se ainda estava em andamento. Ficamos muito felizes", disse Barone em entrevista ao portal CP24.com.
Para Nelson, o resultado prova que a foto "é sobre amor, não ódio": "A imagem foi usada diversas vezes com propósitos educativos e positivos, mas usar nossa imagem para ódio e negatividade é algo que nunca quisemos", disse.