Antes de ser eliminada da casa mais vigiada do Brasil, Paula fez um desabafo para os outros participantes. O papo aconteceu na madrugada de terça-feira (14) e além da sister estavam outros participantes negros no banheiro: Fred Nicácio, Ricardo, Marvvila e Sarah Aline.
Nicácio celebrou a presença dos colegas pretos no meio do papo e disse que esses momentos são muito especiais. "Adoro quando eu estou do nada assim no meio de uma roda do BBB e vejo que só tem preto. Isso é muito massa, cara (...) E preto de tudo que é tipo".
O brother Ricardo aproveitou o espaço e falou de como tomou consciência das questões raciais na sua vida. "Quando você vai para a universidade pública, além de aula, tem movimentos dentro da faculdade", disse o biomédico.
Paula, que foi a última eliminada da casa, afirmou que se descobriu uma mulher preta dentro do BBB. "Descobri que era preta aqui. Foi naquela hora que ele (o Fred) disse 'vem os pretos tirar foto'", disse a sister.
Na web, a descoberta de Paula enquanto mulher preta foi criticada por alguns ativistas do movimento negro. “Ah gente. Em pleno 2023 essa mulher acha que é branca? Letramento racial faz falta!”, disse uma seguidora.
Por outro lado, muitos internautas também demonstraram apoio e entenderam a biomédica. “Eu não fico assustado com isso não. A gente tem muito dos nossos que se reconhecem à cada dia”, escreveu um nos comentários.
Outra internauta comentou sobre a importância de se discutir colorismo - que é uma forma de diferenciar a cor de pele de uma pessoa negra.
Para alguns pesquisadores, o colorismo é sobre a forma como a sociedade vai tratar um indivíduo, conforme o seu tom de pele. Ou seja, quanto mais escuro for o tom de pele, menos aceitação em ambientes e menos recebimento de afetos esse indivíduo terá.
Um internauta chegou a descrever o momento de descoberta e aceitação enquanto negro como complexo. "Mesmo parecendo simples é um processo pessoal e complexo", disse.