Um policial militar do Distrito Federal, que não teve sua identidade revelada, foi flagrado dando uma declaração sexista contra mulheres indígenas que participavam de uma manifestação próxima ao Palácio do Planalto, em Brasília.
Um vídeo que circula nas redes sociais registra o momento em que o autor do vídeo o confronta e pede para que ele repita a frase dita. O policial repete e diz que as "indiazinhas com os peitinhos pra fora provocam". Além de sexista, a fala é considerada racista ao se referir às mulheres indígenas como "indiazinhas".
Até o momento, a Polícia Militar do Distrito Federal não se manifestou sobre o assunto.
Manifestação
O PM em questão atuava na manifestação da 18ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), onde milhares de indígenas de 172 povos diferentes estão acampados, desde a última segunda-feira, 4. O tema deste ano e “Retomando o Brasil: Demarcar Territórios e Aldear a Política”.
O movimento luta contra a ‘agenda anti-indígena’, composta por projetos de lei que autorizam a exploração de terras, o uso de agrotóxicos, o licenciamento ambiental e o julgamento do Marco Temporal no Supremo Tribunal Federal (STF).