Polícia Federal cumpre mandado e prende Robinho em condomínio no litoral de SP

Equipes da PF chegaram ao condomínio onde o jogador tem residência em Santos (SP) na noite desta quinta-feira, 21

21 mar 2024 - 20h13
(atualizado às 22h52)
Polícia Federal prende Robinho em condomínio no litoral de SP
Video Player

A Polícia Federal cumpriu o mandado da Justiça Federal e prendeu Robinho no condomínio onde o jogador mora, na noite desta quinta-feira, 21. O Terra acompanhou o momento em que a equipe da PF chegou ao endereço do jogador em Santos, no litoral de São Paulo. 

Os agentes deixaram o condomínio, na orla de Santos, cerca de uma hora depois em direção à sede da Polícia Federal, no centro da cidade. Robinho foi levado à PF em um carro descaracterizado

Publicidade

A PF confirmou que cumpriu o mandado de prisão expedido pela 5ª Vara Federal de Santos. Robinho passou cerca de uma hora na sede da PF de Santos e depois saiu em um veículo sem identificação.

De acordo com informações da GloboNews, Robinho passou por exame de corpo de delito e participou de audiência de custódia por videoconferência ainda na Polícia Federal. Depois, foi levado para o sistema prisional de Tremembé, no interior de São Paulo.

Robinho é visto ao chegar na sede da Polícia Federal em Santos (SP), após ser preso.
Robinho é visto ao chegar na sede da Polícia Federal em Santos (SP), após ser preso.
Foto: Reprodução/TV Globo/Fábio Pires

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de habeas corpus da defesa de Robinho e manteve a decretação de sua prisão pelo crime de estupro cometido na Itália.

A ação da Polícia Federal aconteceu após a Justiça Federal de Santos expedir o mandado de prisão contra o jogador no fim da tarde desta quinta-feira. A decisão do juiz federal Mateus Castelo Branco Firmino atende ao ofício assinado pela presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministra Maria Thereza de Assis Moura. 

Publicidade
Polícia Federal chegando ao prédio de Robinho em Santos (SP)
Foto: Vanessa Ortiz/Portal Terra

De acordo com o STJ, um comunicado sobre a decisão foi encaminhado à Justiça Federal de Santos (SP) para o cumprimento da prisão, acompanhado de uma cópia da certidão do julgamento e da decisão traduzida da Justiça italiana. 

Cumprimento de pena no Brasil

Na quarta-feira, 20, os magistrados do STJ homologaram a sentença da Justiça italiana, que condenou o ex-jogador a nove anos de prisão. A pena deve ser cumprida em regime inicial fechado, no Brasil. O placar do julgamento foi de nove ministros favoráveis e dois contrários à decisão. 

Polícia Federal deixando o prédio em que Robinho mora em Santos (SP)
Foto: Vanessa Ortiz/Terra

O STJ também decidiu que Robinho deve ser imediatamente preso, divergindo de outra ala que argumentava que a prisão deveria ocorrer somente após o trânsito em julgado, ou seja, após esgotados todos os recursos. 

Segundo os ministros, Robinho deve ficar em regime fechado devido o crime ser considerado grave e ter pena maior que oito anos. As questões relacionadas à progressão do regime de pena deverão seguir as normas da Lei de Crimes Hediondos e da Lei de Execução Penal brasileiras.

Publicidade

Condenado por estupro: relembre o julgamento de Robinho na Itália Condenado por estupro: relembre o julgamento de Robinho na Itália

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações