A Polícia Civil de Embu das Artes capturou nesta sexta-feira, 18, um foragido da Justiça, de 35 anos, suspeito de envolvimento no latrocínio que vitimou o tenente aposentado da Polícia Militar Ricardo Boide, no início deste mês, em Itapecerica da Serra (SP).
A prisão ocorreu no bairro Guilhermina, em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Um vídeo que mostra o momento da captura do suspeito e circula nas redes sociais, mostra que ao conduzi-lo até a viatura, os policiais, aos risos, afirmam que seria preciso uma escada para o investigado subir no veículo. "Traz a escada", dizem eles. Logo depois, um dos agentes pega o homem no colo e o coloca no porta-malas.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública informou ao Terra, o suspeito foi preso após investigações conduzidas pelas equipes da Delegacia de Embu das Artes, que fizeram diligências com o objetivo de cumprir mandados de prisão preventiva e temporária contra o homem.
O indiciado é suspeito de liderar uma organização criminosa especializada em roubos a residências, que realizou crimes nas cidades de Embu Guaçu, Itapecerica da Serra e Embu das Artes. Sua localização apontou para um imóvel na Avenida Presidente Castelo Branco, na Baixada Santista.
Segundo a polícia, ao ser encontrado, o suspeito não resistiu à prisão, entretanto, tentou apresentar uma identidade falsa. Foram solicitados exames ao Instituto de Criminalística (IC) e ao Instituto Médico Legal (IML). O caso foi registrado na Delegacia de Embu das Artes.
"As investigações prosseguem para a prisão dos demais envolvidos e esclarecimento dos fatos", acrescentou a Secretaria de Segurança Pública.
O Terra não conseguiu localizar a defesa do suspeito até a última atualização desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestações.
Morte de tenente aposentado
O tenente aposentado da Polícia Militar Ricardo Boide, de 52 anos, foi torturado e morto na manhã de 5 de julho, por seis criminosos, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.
O policial e mais três pessoas de sua família foram rendidos por bandidos, e ficaram cerca de três horas sob a mira deles. A vítima foi agredida com socos, coronhadas, chutes e choques, e posteriormente, levado pelos suspeitos.
Ainda de acordo com as autoridades, o grupo ainda realizou transações bancárias via PIX e também passaram o cartão do tenente na máquina que eles carregavam. Por volta do meio-dia, policiais civis da Delegacia de Embu das Artes encontraram o corpo de Boide em uma área rural, nas proximidades de sua residência.
Pouco após o crime, cinco suspeitos já haviam sido presos pela Polícia Civil. Dois deles são filhos de um policial militar aposentado.