Prêmio de poesia da Rússia proíbe inscrições de pessoas transgênero

Sob o governo do presidente Vladimir Putin, a Rússia conduz uma ampla repressão a direitos LGBT

16 abr 2024 - 18h02

LONDRES (Reuters) - Uma competição de poesia da Rússia proibiu que pessoas transgênero enviassem trabalhos neste ano, no que afirma ser uma tentativa de proteger valores tradicionais.

O prêmio de poesia Andrei Dementyev, organizado pelo governo da região de Tver, no oeste da Rússia, aceita inscrições até o fim de abril de poetas "independentemente de cidadania, nacionalidade, profissão e local de residência".

Publicidade

A competição proíbe explicitamente, no entanto, "cidadãos que mudaram de gênero", informam regras publicadas no site de uma organização de poesia local.

Organizadores da competição afirmam que a medida foi uma tentativa de "preservar as ideias de casamento, família, maternidade, paternidade e infância que são tradicionais para a sociedade russa".

Sob o governo do presidente Vladimir Putin, a Rússia conduz uma ampla repressão a direitos LGBTQ, enquadrando-os como uma invenção do Ocidente que ameaça os valores tradicionais russos.

A população transgênero, em particular, viu seus direitos serem extintos. A Rússia proibiu cirurgia de mudança de gênero e terapia hormonal no ano passado e impediu que pessoas trans adotassem ou acolhessem crianças.

Publicidade

Organizadores do prêmio não responderam a pedido da Reuters por comentário em um primeiro momento.

(Reportagem de Lucy Papachristou)

Prêmio de poesia da Rússia proíbe inscrições de pessoas transgênero
Prêmio de poesia da Rússia proíbe inscrições de pessoas transgênero
Foto: iStock: Chalffy
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações