O presidente da La Liga, Javier Tebas, falou sobre os ataques racistas enfrentados pelo atacante brasileiro Vinícius Junior no Campeonato Espanho. Em entrevista para a Espn exibida nesta quarta-feira, 24, Tebas pediu "desculpas" pelo seu polêmico comentário após a partida entre o Real Madrid e Valência, no domingo, 21.
"Eu sempre digo para toda a minha equipe que quando as pessoas entendem uma mensagem de uma forma, eles têm razão. Portanto, tenho que me arrepender porque acredito que a intenção que eu coloquei não foi entendida por uma parte dos brasileiros", iniciou Tebas.
"Não pretendia atacar o Vinícius. Mas se foi isso que muitas pessoas do Brasil entenderam, eu tenho que pedir desculpas. Não era a minha inteção (...), eu não queria atacar o Vinícius. Se alguém pensou que sou racista isso está muito longe da realidade", afirmou.
Ele ainda destacou que a La Liga adota protocolos especiais para evitar racismo em campo principalmente quando Vini Jr. vai jogar. Segundo ele, são colocados mais diretores para vigiar os insultos nos estádios. As ações, no entanto, não inibiram os torcedores que fizeram ataques racistas no domingo, 21.
O pedido de desculas de Tebas veio dias depois dele responder comentário "hoje é dos racistas" feito por Vini Jr. após a partida de domingo. Tebas não gostou e alegou que o brasileironão compareceu às reuniões para debater sobre casos de racismo e pediu para que o atleta se informe melhor.
"Já que aqueles que deveriam não explicam para você o que a La Liga pode fazer em casos de racismo, tentamos explicar para você, mas você não apareceu em nenhuma das duas datas combinadas que você mesmo solicitou. Antes de criticar e insultar a La Liga, é preciso que você se informe bem, Vini Jr. Não se deixe manipular e certifique-se de compreender plenamente as competências de cada um e o trabalho que temos feito juntos", escreveu no Twitter.