Projeto Afro mapeia mais de 300 artistas negros em plataforma online

Iniciativa busca destacar protagonismo negro na arte nacional O post Projeto Afro mapeia mais de 300 artistas negros em plataforma online apareceu primeiro em AlmaPreta.

24 jan 2024 - 07h11
Série “Afetocolagens”, Silvana Mendes (2022)
Série “Afetocolagens”, Silvana Mendes (2022)
Foto: Alma Preta

Iniciado em 2017, o Projeto Afro se tornou a maior plataforma de mapeamento e divulgação de artistas visuais negros. A iniciativa reúne cerca de 327 artistas brasileiros em sua listagem. 

O Projeto busca ampliar e dar visibilidade à produção artística negra no Brasil, assim como apresentar a pluralidade presente nas produções artísticas.

Publicidade

Para Deri Andrade, curador e idealizador da plataforma, artistas negros sofrem com o apagamento na história da arte nacional. "O Projeto Afro expressa o protagonismo negro para além dos limites territoriais, refletindo sobre os processos históricos hegemônicos que validaram o sistema de arte no país", diz, em nota à imprensa.

No site do projeto é possível encontrar informações sobre os artistas, assim como o seu acervo de arte em imagens e informações de exposições.

Entre os artistas listados pela plataforma, se encontram grandes nomes da arte nacional como Mestre Didi, Maria Auxiliadora e Arthur Timótheo da Costa. Entre os contemporâneos estão Matheus Ribs, Manauara Clandestina, Marlon Amaro, Vitú de Souza, entre outros.

A iniciativa também traz a exposição "Encruzilhadas da Arte", onde 61 artistas negros brasileiros são exibidos nos cinco andares do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em São Paulo (SP).

Publicidade

O post Projeto Afro mapeia mais de 300 artistas negros em plataforma online apareceu primeiro em AlmaPreta.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações