Quase 90 anos após Antonieta de Barros, 2ª deputada negra assume cargo em Santa Catarina

A professora Vanessa da Rosa é a primeira suplente do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), que se licencia por um mês O post Quase 90 anos após Antonieta de Barros, 2ª deputada negra assume cargo em Santa Catarina apareceu primeiro em AlmaPreta.

19 out 2023 - 13h55

A professora Vanessa da Rosa, de 50 anos, assumiu nesta quinta-feira (19) o cargo de deputada estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) pelo Partido dos Trabalhadores.

Como primeira suplente de seu partido, ela ocupará o lugar do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), que se licencia por um mês, e ficará na função até 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Nas eleições de 2022, recebeu 16.832 votos.

Publicidade

A Casa não era ocupada por uma mulher negra desde 1934, quando a também professora Antonieta de Barros tomou posse. Na época, ela foi a primeira deputada mulher e negra a ocupar um cargo político não só em Santa Catarina como em todo o Brasil. 

Vanessa da Rosa é professora há 33 anos e atuou da educação básica ao ensino superior. Ela é funcionária pública municipal há 23 anos em Joinville, a cidade mais populosa do estado, e lá atuou como secretária municipal da educação.

É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em História da Arte pela Univille e em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade de Brasília (UNB).

Atualmente trabalha na Escola Municipal Anna Maria Harger como supervisora do ensino fundamental 2 (6º ao 9º ano) e é pesquisadora de Relações Raciais e Gênero.

Publicidade

Quem foi Antonieta de Barros

Imagem da posse de Antonieta de Barros. Foto Acervo USP
Imagem da posse de Antonieta de Barros. Foto Acervo USP
Foto: Alma Preta

Antonieta de Barros era filha de Catarina Waltrich, lavadeira e ex-escravizada que trabalhava como doméstica para um dos mais importantes clã políticos de Florianópolis, a família Ramos.

Aos 17 anos, ela se tornou aluna da Escola Normal Catarinense e se formou professora. Fundou em 1922 o Curso Antonieta de Barros para alfabetizar pessoas sem condições financeiras — e que dirigiu por 30 anos, até sua morte.

Antonieta foi eleita somente 36 anos após a abolição do regime escravagista e apenas dois do sufrágio feminino — que deu às mulheres direito ao voto facultativo, há 90 anos, em 1932. Num país fortemente preconceituoso quanto à classe, cor e gênero, a parlamentar tinha orgulho de sua história.

Ela foi a autora da Lei 145/48 que instituiu o 15 de outubro como o Dia do Professor em Santa Catarina. A data se tornou feriado escolar somente em 1963.

Publicidade

Em julho deste ano, o presidente Lula sancionou uma lei que incluiu Antonieta de Barros no livro Heróis e Heroínas da Pátria.

O post Quase 90 anos após Antonieta de Barros, 2ª deputada negra assume cargo em Santa Catarina apareceu primeiro em AlmaPreta.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se