Quatro indígenas Avá-Guarani ficam feridos em ataque a tiros no Paraná; criança está entre as vítimas

Ataques à comunidade indígena estão ocorrendo desde o último dia 29

4 jan 2025 - 15h21
(atualizado às 16h12)
Indígenas foram atacados a tiros no Paraná
Indígenas foram atacados a tiros no Paraná
Foto: Reprodução/Avá Guarani

A Polícia Federal investiga o ataque a tiros que deixou quatro indígenas Avá-Guarani feridos na noite de quinta-feira, 3. Entre as vítimas estão três adultos e uma criança de 4 anos, que vivem na Terra Indígena Tekoha Guasu Guavirá, entre Guaira e Terra Roxa, no oeste do Paraná.  Os ataques ocorrem desde o último domingo, 29. 

O caso ocorreu por volta das 21h, próximo ao bairro Eletrosul, quando disparos foram realizados em direção a comunidade. De acordo com o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), a criança foi atingida na perna, enquanto um dos jovens sofreu ferimentos nas costas, e outro, na perna. 

Publicidade

A quarta vítima foi atingida no maxilar com munição de grosso calibre, e foi levado para atendimento em Cascavel, mas não há informações sobre o local exato e seu estado de saúde. Os demais foram encaminhados para o Hospital Bom Jesus de Toledo (PR) e seguem em observação. 

Ainda conforme a CIMI, nos últimos sete dias foram realizados quatro ataques, contanto com este: o primeiro ocorreu no dia 29; o segundo no dia no 30, quando uma indígena sofreu queimaduras no pescoço; o terceiro no dia 31, quando um indígena foi baleado no braço.

O órgão também informou que barracos e plantações foram incendiados e famílias ficaram desabrigadas, sem alimento e água potável, devido aos episódios de violência. 

Em nota ao Terra, a Polícia Federal confirmou o ataque e afirmou que forças de segurança pública federais, estaduais e municipais estiveram no local para evitar a ocorrência de novos episódios de violência. Peritos criminais realizaram uma perícia na manhã deste sábado, 4, no local do conflito. O caso segue em investigação. 

Publicidade
Fonte: Redação Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se