A atriz trans espanhola Karla Sofía Gascón, de 52 anos, tem feito história ao longo da temporada de premiações do cinema e da televisão. Ela é protagonista do longa-metragem Emilia Pérez, dirigido por Jacques Audiard, que levou o prêmio de "Melhor Filme em Língua Não Inglesa" no Globo de Ouro 2025.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Na mesma categoria concorria a produção brasileira Ainda Estou Aqui, que acabou sendo desbancada pelo filme francês. Em cerimônia realizada no último domingo, 5, em Los Angeles, na Califórnia, o longa-metragem também venceu a categoria "Melhor Filme - Comédia ou Musical".
Durante seu discurso dedicado à luta de pessoas transexuais, Gáscon emocionou os presentes enquanto segurava o troféu. "Eu tenho muitas coisas para dizer para vocês, porque vocês podem nos prender numa cadeia, bater em nós, mas vocês nunca poderão tirar a nossa alma, a nossa existência, a nossa entidade, a identidade", disse.
No longa, a atriz interpreta o líder de um cartel de drogas mexicano chamado Manitas, que quer realizar uma transição de gênero. Ela conta com a ajuda da advogada Rita Mora Castro, interpretada por Zoe Saldanã, que levou o prêmio de "Melhor Atriz Coadjuvante em Cinema". Depois de sua cirurgia de redesignação sexual, Manitas se torna Emilia Pérez.
Apesar de Ainda Estou Aqui ter perdido o prêmio para o longa-metragem francês, a atriz Fernanda Torres fez história ao se tornar a primeira brasileira a ganhar o Globo de Ouro. No filme do diretor Walter Salles, Fernanda interpreta Eunice Paiva, esposa de Rubens Paiva, um político assassinado durante a ditadura militar no Brasil (1964-1984).
Quem é Karla Sofía Gascón?
Nascida em Alcobendas, na Espanha, em 1972, Karla Gáscon iniciou sua carreira nos anos 1980. A artista estudou na Escola de Cinematografia de Madri. Entre as séries da televisão espanhola que se destacam no seu currículo estão El Súper e El pasado es mañana.
Em 2009, Karla se mudou para o México em busca de novas oportunidades para a carreira. Em 2013, ela integrou o elenco do filme Nosostros los nobles, que na época se tornou o longa de maior bilheteria do cinema do país.
A artista se casou aos 19 anos com sua atual esposa, Marisa, com quem tem uma filha de 13 anos. Em 2018, ela passou pela cirurgia de redesignação de gênero na Espanha. Posteriormente, ela retornou ao México para dar continuidade a outros projetos.
Entre seus trabalhos mais recentes está a série Rebeldes, exibida pelo streaming Netflix, e que narra uma nova fase no colégio Elite Way School, que ficou famoso com a primeira versão da novela mexicana que estreou em 2011.
A atriz também participou da versão mexicana do MasterChef Celebrity. No Festival de Cinema de Cannes em maio de 2024, a atriz espanhola se tornou a primeira atriz trans a ser premiada no evento. No Globo de Ouro 2025, ela também fez história.
Apesar de não ter sido premiada na categoria de "Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical", Gáscon foi a primeira atriz trans indicada à categoria. O troféu ficou com Demi Moore, pelo filme A Substância, responsável por um dos discursos mais tocantes da noite de premiação.