A bancada PSOL-Rede escolheu nesta quarta-feira (21) a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) para ser sua nova líder na Câmara dos Deputados. A deputada será a primeira parlamentar transexual a liderar uma bancada no Congresso Nacional.
Assim, Erika Hilton vai substituir Guilherme Boulos (PSOL-SP), que se afastará do mandato para concorrer à prefeitura de São Paulo nas eleições municipais deste ano. Nas redes sociais, Boulos comemorou a "passada de bastão".
Feliz de passar o bastão para minha amiga e companheira aguerrida @erikakhilton ! Sem dúvida alguma, fará um trabalho excelente à frente da nossa bancada. https://t.co/9tMaJTqD25
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) February 21, 2024
Erika Hilton irá liderar 14 deputados federais. "Muito orgulhosa de ter sido indicada de maneira unânime como nova líder da bancada do PSOL-Rede na Câmara. Pela primeira vez na história, uma mulher trans liderará uma bancada no Congresso e negociará de igual para igual com todos os líderes partidários, na defesa do projeto eleito em 2022 e na base do governo Lula", escreveu em uma rede social.
"Agradeço ao meu partido pela confiança e ao querido Guilherme Boulos por passar esse bastão após a sua liderança exemplar em 2023, que muito nos orgulhou", completou.
De acordo com a equipe da deputada, a bancada continuará a fazer parte da base do governo Lula (PT) e terá como prioridade "a defesa da democracia, dos direitos humanos e contra os retrocessos impostos pela agenda da extrema direita e do bolsonarismo".
Quem é Erika Hilton?
Erika Hilton foi eleita para o primeiro mandato na Câmara em 2022. Ela e a deputada Duda Salabert (PDT-MG) são as primeiras parlamentares trans da história da Câmara Federal. Vereadora mais votada do país em 2020, por 2 anos foi a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de São Paulo.