Quem são artistas não-binários de "Elas por Elas"

Intérpretes de Renée e Polvilho, Shi Menegat e Gahbi se destacam em novela que tem um dos elencos mais diversos da história da TV

13 out 2023 - 11h24
Shi Menegat e Gahbi: estreia em novela que representa marco histórico na representatividade na TV
Shi Menegat e Gahbi: estreia em novela que representa marco histórico na representatividade na TV
Foto: Divulgação Globo (Léo Rosario)/Reprodução Instagram @gahbioficial

O remake de "Elas por Elas", da Globo, é um marco de representatividade em novelas na TV brasileira. Além de ser a primeira a ter uma mulher trans como protagonista, a Renée de Maria Clara Spinelli, também conta com um elenco negro potente e traz artistas não-binários estreantes que caíram no gosto do telespectador: Shi Menegat e Gahbi.

Shi Menegat

Publicidade

Shi tem 29 anos e interpreta Renée na fase jovem, antes de transicionar. "É muito legal ver como uma novela consegue acompanhar e contribuir dessa forma, criando e mostrando novas narrativas que vão fazer com que o público se identifique e reveja suas questões e noções", comentou recentemente em entrevista ao "Extra".

Shi ainda falou que, no momento, está usando todos os pronomes. "Gosto muito de pensar no meu gênero com uma fluidez. É muito libertador", admitiu.

Com formação em atuação pela Casa de Teatro de Porto Alegre (2019), possui bacharelado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em Semiótica e Culturas da Comunicação e é integrante do Teatro da Matilha. Além de atuar, também trabalha com produção cultural, direção de produção, produção executiva e gestão de projetos.

Nesta semana, Shi Menegat estreou o filme "O Mensageiro", de Lucia Murat, no Festival do Rio. No longa, que se passa durante o período da ditadura militar, interpreta um soldado e contracena com Valentina Herszage, a Cris de "Elas por Elas".

Publicidade

Gahbi

Além de ator, Gahbi, 34 anos, é comunicador, drag queen, humorista, influenciador e ativista. Até adotar o nome artístico neutro ao se reconhecer como uma pessoa não-binária, usava Gabriel Borges. “Até os 33 anos eu me entendia como um homem gay. Mas sempre tive uma sensação de ser um estrangeiro nesse mundo, no contexto familiar, escolar, religioso”, contou ao portal "Metrópoles".

Gahbi foi a primeira pessoa a conseguir, em uma ação individual na Justiça do Distrito Federal, a retificação de gênero nos documentos para não-binário. A conquista aconteceu em dezembro de 2022. 

No fim de setembro, o ator falou sobre o processo em entrevista ao site de Heloísa Tolipan: "Apesar de ter conseguido a liberação do juiz para fazer a retificação do gênero, eu ainda não busquei a minha certidão. Eles foram atrasando o processo. Eu não mudei o nome, na certidão continua Gabriel". Enquanto não tem os documentos em mãos, Gahbi se destaca em "Elas por Elas" como Polvilho, amigo da personagem de Maria Clara Spinelli.

7 acertos de "Elas por Elas" em representatividade 7 acertos de "Elas por Elas" em representatividade

Fonte: Redação Nós
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações