Quem são as pessoas negras mais influentes do mundo?

Confira as personalidades negras mais influentes de 2023 de acordo com ranking da revista norte-americana "Time"

20 nov 2023 - 05h00
A atriz Angela Bassett é uma das pessoas negras mais influentes do mundo segundo a revista Time
A atriz Angela Bassett é uma das pessoas negras mais influentes do mundo segundo a revista Time
Foto: Reproduça/Instagram/@imangelabassett

A data de 20 de novembro marca o Dia da Consciência Negra, quando morreu Zumbi dos Palmares, importante liderança negra, em 1695. O dia tem como propósito gerar reflexões sobre as questões raciais e destacar iniciativas de combate ao racismo. 

Cabe ainda no Dia da Consciência Negra celebrações de conquistas, individuais e coletivas, da população preta, por isso trazemos 10 personalidades negras que foram eleitas como as mais influentes pela revista estadunidense "Time". 

Publicidade

Michael B. Jordan

Um dos maiores astros do cinema, o ator criou, junto da Warner Bros, um relatório anual sobre a diversidade em empresas de cinema e televisão para chamar atenção para a subrepresentação negra. Além disso, fala publicamente sobre questões raciais e chegou a confrontar uma ex-colega de escola racista durante uma entrevista em um tapete vermelho.

Suzan-Lori Parks

Publicidade

Dramaturga, roteirista, musicista e romancista estadunidense, ganhou o Prêmio Pulitzer pela peça "Topdog/Underdog". Ela foi a primeira mulher negra a ser laureada com o prêmio. Atuou ainda como produtora da terceira temporada da série "Genius", que contou a vida da cantora Aretha Franklin, além da premiada cinebiografia "Estados Unidos vs. Billie Holiday". 

Tracie D. Hall

Tracie é a primeira mulher negra a liderar a American Library Association, organização responsável pelas bibliotecas e educação literária nos EUA, desde a sua criação em 1876. Com o aumento da censura e constantes ataques à literatura e cultura no país, a funcionária pública tem lutado pelo acesso e diversidade na literatura e nas bibliotecas dos Estados Unidos.

RowVaughn Wells

Seu filho, Tyre Nichols, foi espancado e morto pela polícia em Memphis, cidade no estado estadunidense do Tennessee, em janeiro de 2023. Enquanto apanhava, Tyre chamou por sua mãe, que se tornou uma ativista contra a violência policial. Seus potentes discursos chamaram a atenção do presidente Biden e de sua administração, que passaram a reforçar os debates sobre o tema na esfera federal. 

Publicidade

Elizabeth Maruma Mrema

Elizabeth foi a primeira mulher africana a ser nomeada diretora executiva da Convenção das Nações Unidas sobre Biotecnologia, em 2020, onde conseguiu firmar um acordo para conservar ou restaurar a natureza em 30% das terras e águas do mundo até 2030. Advogada e líder em biodiversidade nascida na Tanzânia, conduziu o acordo entre negociadores de 195 países. 

Bola Ahmed Tinubu

Foi eleito presidente da Nigéria, país mais populoso da África, aos 71 anos, depois de 20 anos de preparo como mediador político, chegando a auxiliar no restabelecimento da democracia do país em 1999. Ganhou os votos sobretudo da parcela jovem da população em busca de novos projetos para o país, que está em crise.

Angela Bassett

Publicidade

A atriz, que irá receber um Oscar honorário no próximo ano por sua brilhante carreira, sempre se posicionou em relação ao racismo na indústria do cinema e nos EUA como um todo. Ela também concorreu ao prêmio de Melhor Atriz em 1992 por seu papel na cinebiografia de Tina Turner e em 2023 como a rainha de Wakanda em "Pantera Negra - Wakanda Para Sempre". A indicação, inclusive, foi a primeira para um ator ou atriz em filmes da Marvel que contou com dezenas de longas e centenas de personagens ao longo das últimas duas décadas. 

Monica Simpson

Monica Simpson é uma ativista negra queer, artista e diretora executiva da maior organização focada em justiça reprodutiva para mulheres negras dos EUA, o "SisterSong Women of Color". Seu trabalho ganhou ainda mais destaque após a suprema corte do país tirar o direito constitucional ao aborto em 2022. 

Dimie Ogoina

O médico nigeriano começou a alertar o mundo para a Monkeypox em 2017. Quando o vírus se espalhou pelo mundo, em um surto global em 2022, seus estudos se tornaram essenciais para o desenvolvimento de estratégias de prevenção e acompanhamento dos casos.

Kylian Mbappé

Publicidade

Eleito o melhor jogador do Campeonato Francês, venceu a copa em 2018 quando tinha apenas 18 anos. De origem humilde, sendo criado nas periferias de Paris, é hoje um dos maiores e mais bem sucedidos jogadores de futebol do mundo.

Confira os maiores cantores negros de todos os tempos Confira os maiores cantores negros de todos os tempos

Fonte: Redação Nós
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações