Quem são as pessoas trans no carro alegórico da Gaviões

Escola lotou carro alegórico com trans e travestis ontem à noite no Sambódromo do Anhembi

24 abr 2022 - 05h00
(atualizado em 27/4/2022 às 16h02)
Trans e travestis desfilaram no alegoria que representava a paz na Gaviões
Trans e travestis desfilaram no alegoria que representava a paz na Gaviões
Foto: Reprodução

Com um enredo fortemente político acompanhando o samba-enrado “Basta”, que trouxe a luta antirracista e antifacista para o Anhembi, a Gaviões da Fiel desfilou nesta madrugada (domingo, 24) com seu carro alegórico sobre a paz ocupado por pessoas trans e travestis. O carro trazia a representação dos punhos cerrados para cima e trazia imagens do jogador Sócrates, ídolo da torcida e importante figura pela luta democrática no futebol.

Aqui estão algumas dessas pessoas para você conhecer e acompanhar:

Publicidade

AVE TERRENA

Atriz, dramaturga, poeta, performer e professora de teatro, Ave Terrena é um dos principais nomes na luta por visibilidade de pessoas trans e travestis nas artes.

Foto: Reprodução

VERONICA VALENTTINO

Atriz e cantora, Valenttino deu vida à ativista Brenda Lee na peça “Brenda Lee e o Palácio das Princesas", conhecida como o anjo da guarda das travestis na década de 1990.

Publicidade
Foto: Reprodução

LEONA JHOVS

Leona se define como artivista, que mescla sua arte com o seu ativismo. Ela é atriz, diretora, roteirista e apresentadora. É uma das co-fundadoras da Casa Chama e presidenta do Instituto Luz do Faroeste. Ganhou diversos prêmios pelo curta “Modelo morto, modelo vivo”.

MARINA MATHEY

Atriz e cantora, Marina Mathey fez parte do elenco da série 3%, da Netflix Brasil, primeira série original brasileira da plataforma de streaming. Ela também é colunista e, em 2020, lançou o single “Monstro”. Atuou na peça "Brenda Lee e o Palácio das Princesas".

DIGG FRANCO

Digg Franco fecha o time de co-fundadores da Casa Chama em cima do carro da Gaviões. Artista plástico, ele é um dos principais nomes da articulação cultural de pessoas trans em São Paulo. É formado em desenho social e pós-graduado em história crítica e curadoria.

Publicidade

JOSEPH RODRIGUEZ

Multiartista do Grajaú, extremo sul das quebradas de São Paulo, Joseph faz parte da cena hip hop há mais de 10 anos. Ele canta, produz, é DJ e modelo. "Transmasculino do Guetto" é um dos seus trabalhos musicais recém-lançados.

A PIMENTEL

Direto do sertão da Bahia, A Pimentel é embaixadora da @todxsbrasil, fundadora do ateliê criativo @vouassim_, voltado para empregabilidade de pessoas LGBTQIA+, atua na gestão de projetos da @globalchangemakers e também cria para o @atelietransmoras.

ANAÍ MONTANHA

Anaí é cria de Vila Nova Cachoeirinha, uma das quebradas da zona norte de SP, e atua como assistente de câmera na cena do audiovisual brasileiro em produções como Laços (da Turma da Mônica) e o Doutrinador.

Publicidade

LYRA D. LÍRIO (BE ZILBERMAN)

Be Zilberman dirige e produz na @purpurina.filmes, é circense, neurodiverse e dá vida à drag queen Lyra D.Lírio. 

CAÊ

Caê é multiartista e atua com percussão, sonoplastia, circo e arte educação.

ANA BEATRIZ SOUZA

Estudante de Biomedicina, Ana Beatriz também é pós-graduada em planejamento de eventos.

MILLENA WANZELLER

Foto:

Millena Wanzeller, natural de Belém do Pará, é graduanda em Gestão Pública e supervisora de campo na pesquisa Manas por Manas do Nudhes (Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Saúde LGBT+).

Publicidade
Fonte: Redação Nós
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações