Rafa Brites pede desculpa por falar termo capacitista

Apresentadora conscientizou os seguidores sobre outras expressões que também não devem ser usadas

17 ago 2023 - 11h10
(atualizado às 11h34)
Rafa Brites publicou um vídeo no Instagram pedindo desculpa pelo uso do termo ‘mancada’ em um vídeo que ela postou
Rafa Brites publicou um vídeo no Instagram pedindo desculpa pelo uso do termo ‘mancada’ em um vídeo que ela postou
Foto: Reprodução/Instagram/rafabrites

A apresentadora Rafa Brites publicou um vídeo no Instagram pedindo desculpa pelo uso do termo ‘mancada’, que falou durante um reels sobre amizade, publicado na última segunda-feira, 14. Rafa usou a expressão capacitista para se referir a um deslize que o amigo pode cometer. 

 A apresentadora se retratou na rede social admitindo o seu erro. Ela disse que ficou brava consigo mesma por usar o termo e contou que ficou assustada porque só recebeu um comentário criticando o erro. No vídeo de desculpas, Rafa diz que percebeu o deslize quando uma amiga a alertou por mensagem. 

Publicidade

Capacitismo: jornalistas já se desculparam ao vivo pelo uso de algumas palavras Capacitismo: jornalistas já se desculparam ao vivo pelo uso de algumas palavras

"Eu usei uma expressão capacitista, que deprecia pessoas com deficiência Eu sei que muita gente vai falar que isso é 'mimimi', que não tive a intenção, mas não é 'mimimi'. Se eu estou ofendendo alguém, por que eu não mudo essa expressão?” disse. 

Rafa aproveitou o vídeo de desculpas para conscientizar as pessoas a não utilizarem outras expressões capacitistas. "Eu separei outras expressões para a gente tirar do dia a dia e não usar mais, tá bom? 'Fingir demência', 'dar uma de João sem braço', 'não temos braço para fazer tudo isso', 'tá cego?', 'tá surdo?', 'cego de raiva', 'cego de amor', 'mais perdido que cego em tiroteio', 'para de ser retardado', 'você está autista'".

Expressões capacitistas para parar de usar já Expressões capacitistas para parar de usar já

Publicidade

Na publicação, Rafa agradeceu a amiga pelo alerta e a seguidora que comentou indicando o erro de usar o termo capacitista. "Nunca é mimi! A maneira como nos comunicamos é a maneira como construímos nossa sociedade”, concluiu. 

Capacitismo e 'coitadismo': como a mídia retrata a pessoa com deficiência
Video Player
Fonte: Redação Nós
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações