O Real Madrid informou, na manhã desta quarta-feira (17), que um jornalista do diário espanhol "Marca" foi sancionado após atos de racismo contra o brasileiro Vini Jr. Em nota, o clube afirmou que o profissional, que agiu sob pseudônimos para não ser identificado, foi condenado a oito meses de prisão.
O 5º Tribunal de Instrução da cidade de Parla declarou o acusado como culpado de delitos contra a integridade moral de Vinícius. O zagueiro Rüdiger também foi alvo de comentários racistas e religiosamente intolerantes, o que contribuiu para a decisão.
A suspensão da pena ficou sujeita à participação do jornalista em um programa que ensina situações de igualdade de tratamento às pessoas e não-discriminação. Esta é a primeira vez que insultos racistas contra jogadores dentro de plataformas digitais, como redes sociais e portais de informações, levaram a uma punição.
"O Real Madrid, que junto com Vinicius Jr instaurou ação penal privada no processo, continuará trabalhando para proteger os valores do nosso clube e erradicar qualquer comportamento racista no mundo do futebol e do esporte. Por último, agradecemos a colaboração cidadã demonstrada pelo torcedor que, ao detectar os insultos condenados no fórum do jornal Marca , os levou ao conhecimento das autoridades e do nosso clube", completou a diretoria.