Recordista do SPFW, top indígena estreia como atriz na Globo

Dandara Queiroz é uma das protagonistas da série "Falas da Terra - Histórias Impossíveis", que homenageará os povos indígenas

13 abr 2023 - 11h12
(atualizado às 11h35)

Dandara Queiroz, modelo indígena descente da etnia tupi-guarani e foi recordista, em junho de 2022, nas passarelas do São Paulo Fashion Week, dá mais um passo importante em sua carreira. É uma das protagonistas de "Falas da Terra - Histórias Impossíveis", da Rede Globo, que homenageará os povos indígenas.

Dandara Queiroz é uma das protagonistas da série "Falas da Terra - Histórias Impossíveis", da Rede Globo
Dandara Queiroz é uma das protagonistas da série "Falas da Terra - Histórias Impossíveis", da Rede Globo
Foto: Divulgação/Way Model / Elas no Tapete Vermelho

A jovem de 25 anos será destaque do segundo episódio da série, dirigida por Graciela Guarani e Thereza de Medicis, ao lado de Luara (Ellie Makuxi) e Michele (Isabela Santana). Na trama, dará vida a Josy, uma rapper que busca usar a música como forma de expressão para as questões atuais vividas pelos povos originários.

Publicidade

Preservação do meio ambiente, violência contra a mulher e ancestralidade são algumas das temáticas presentes na narrativa de "Falas da Terra". O episódio que vai ao ar no dia 17 de abril, logo após o BBB 23, chama-se "Pintadas".

Josy (Dandara Queiroz), Michele (Isabela Santana) e Luara (Ellie Makuxi) na mata
Foto: Manoella Mello/Rede Globo / Elas no Tapete Vermelho
Exibida na semana do Dia dos Povos Indígenas, a trama integra a antologia 'Histórias Impossíveis'. Ss três protagonistas se encontram no Mato Grosso do Sul para gravação de um videoclipe de rap na floresta e, quando se veem diante de uma natureza destruída, são impactadas por uma série de acontecimentos fantásticos que as levarão a um mergulho na ancestralidade de seus povos.
Nascida em Araçatuba, interior de São Paulo, e criada em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, Dandara atua como modelo há dois anos e prepara-se para a primeira experiência interpretando na televisão
Foto: Divulgação/Way Model / Elas no Tapete Vermelho
Dandara, que há três anos mora em São Paulo, fala do momento oportuno para que a história seja exibida: "Acho muito importante levar essa pauta. Além da curiosidade que vai te prender para ver, são novas perspectivas, linguagem, que têm a ver com a inovação. Me senti como quando a gente senta em volta da fogueira e escuta o cacique contar as histórias, os contos, estamos escutando e aprendendo, desenvolvendo nosso  autoconhecimento e tendo acesso a uma sabedoria grande", disse a modelo no material de divulgação da Globo.
 

Nascida em Araçatuba, interior de São Paulo, e criada em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, Dandara atua como modelo há dois anos e prepara-se para a primeira experiência interpretando na televisão.  Aposta da WAY Model, mesma agência de tops consagradas como Carol Trentini, Sasha Meneghel e Alessandra Ambrósio, Dandara detém o título de recordista de desfiles na São Paulo Fashion Week, conquistado em 2022, além de passagens pelo mercado internacional, capas para Vogue e Elle, e trabalhos para grifes renomadas como Lancôme, Vivara, Animale, Cia Marítima e Lenny Niemeyer.

Dandara Queiroz no desfile da Santa Resistência
Foto: Marcelo Soubhia/ @agfotosite/Divulgação / Elas no Tapete Vermelho

Foi ela que protagonizou uma das cenas mais icônicas da edição em que foi recordista. Ao desfilar para a grife Santa Resitência, com um look verde e cocar feito artesanalmente, deu um grito ancestral na passarela, paralisando todos na sala.

Publicidade

Em paralelo à carreira artística, Dandara formou-se em Arquitetura e Urbanismo, é praticante de Muay Thai e realiza ações em prol de animais e da preservação do meio-ambiente. Além do sucesso na moda e promissora estreia na televisão, a jovem dedica-se à realização de pinturas indígenas, poemas e composições: é ela, aliás, quem compõe a próprio punho versos como os que cantará no episódio.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações