A data da Consciência Negra, celebrada neste domingo, 20, é marcada pela luta contra o preconceito e pela igualdade racial. Esta problemática, além de ainda estar presente em diversas áreas na sociedade, também é evidente no esporte. Segundo o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, só neste ano, até outubro, mais de 70 casos de racismo foram registrados no Brasil.
Para além deste recorte específico do futebol brasileiro, este problema atinge outros países e é motivo de preocupação para a Fifa, inclusive na Copa do Mundo. Às vésperas do Mundial, a entidade, em parceria com a Fifpro, sindicato mundial dos jogadores de futebol, lançou um Serviço de Proteção de Mídia Social (SPMS), visando o combate a discriminação durante o torneio. Todos os atletas envolvidos terão acesso a um serviço de monitoramento e denúncias nas redes sociais, para que fiquem protegidos de eventuais ataques e insultos na Internet durante os jogos.
"Nos últimos anos, a Fifa corretamente adotou uma política de linha dura com jogadores em casos de condutas discriminatórias e discursos de ódio. Considero muito apropriada a adoção de medidas que busquem também proteger os jogadores de atos discriminatórios e de intolerância praticados por torcedores, sobretudo durante um evento da dimensão e alcance de uma Copa do Mundo, onde os ataques podem instantaneamente ganhar uma proporção global", comenta Eduardo Diamante de Sousa, advogado especialista em direito desportivo e sócio do Carlezzo Advogados.
Alex Araujo, CEO da 4Life Prime, uma das maiores empresas de saúde ocupacional do país, ressalta que este tipo de serviço, além de benéfico, mostra que as organizações estão avançando no combate ao racismo, à intolerância e atuando de forma enérgica contra os agressores. "Este tipo de agressão acaba não só afetando o rendimento físico como psíquico do atleta. Mais importante do que um canal para denúncias, é um local de fala para muitos e que o exemplo deveria ser levado para outros tipos de competições. Também há o nível de estresse dos familiares envolvidos, então o índice é tão grande que afeta até os familiares do atleta", afirma Alex.
AÇÕES DOS CLUBES
No Brasil, os times também têm agido para combater o racismo, seja com campanhas de conscientização ou com lançamentos de uniformes que fazem alusão à causa e provoquem reflexões. O Internacional, por exemplo, recebeu o prêmio mais importante da publicidade brasileira, na última quinta-feira (17), por causa do case da camisa preta lançado pelo clube no mês da Consciência Negra, em novembro de 2021, que foi escolhido o melhor no Profissionais do Ano 2022, realizado pela Rede Globo.
Além da cor predominantemente preta, a camisa trazia detalhes do manifesto aplicados nos números, com frases como "o negro no futebol brasileiro é a marca do Brasil", "jogadores negros ganharam o mundo", entre outras. No peito, há um patch de um cabelo Black Power com a frase "É a Coroa" estampada por todo o desenho.
"O Inter sempre foi o Clube do Povo e a história mostra isso. Fomos reconhecidos pelo prêmio mais importante da publicidade brasileira com o case que trata de algo marcante para a história do povo brasileiro, a luta contra o racismo. É a origem do clube do povo presente no futuro do futebol", enalteceu o presidente Alessandro Barcellos.
Em 2021, o Inter também incluiu cláusula antidiscriminação nos contratos dos atletas e funcionários, que podem ser demitidos caso cometam atos de preconceito, seja racial, sexual, social ou religioso.
"Entendemos que isso é uma tendência em várias organizações, e no futebol não seria diferente. Temos demonstrado preocupação e interesse em crescer cada vez mais como instituição ao trazer com bastante intensidade projetos voltados para a inclusão e diversidade, sempre de forma democrática envolvendo nossos consulados e torcedores em geral", completa Barcellos.
Diante desse cenário hostil e discriminatório, a Volt Sport, fornecedora de material esportivo 100% brasileira, lançou uniformes especiais voltados para a luta contra o racismo. América, Botafogo-SP, CSA, Figueirense, Santa Cruz e Vitória apresentaram camisas com referências ao tema, na linha "Consciência Negra Todo Dia". Os modelos foram lançados em outubro, intencionalmente antes da data oficial, com o objetivo de que a problemática seja lembrada diariamente, fazendo jus ao nome da campanha.
O Cuiabá foi outro time que reforçou a luta contra o racismo, ao lançar uma camisa em menção ao Dia da Consciência Negra. Assinada pela marca própria do clube, a "Dourado", o uniforme destaca o emblema do punho cerrado, que está estampado nas costas do manto, abaixo da gola.