Buba, interpretada por Gabriela Medeiros em Renascer, novela das nove da Globo, revelou, na última quarta-feira, 7, a José Venâncio, vivido por Rodrigo Simas, que é uma mulher trans.
O autor do remake, Bruno Luperi, fez essa adaptação, já que na trama original de seu avô, Benedito Ruy Barbosa, em 1993, a personagem era "hemafrodita", termo que foi substituído por pessoa intersexo.
Entenda a diferença entre trans e intersexo
I da siga LGBTQIAP+, as pessoas intersexo nascem com características físicas, genéticas ou cromossomiais dos sexos masculino e feminino. Eles podem ter testículos e ovários, produzir hormônios masculinos e femininos ou diversas outras combinações.
Os transexuais são pessoas que não se identificam com o sexo biológico atribuído no nascimento.
Em conversa com o gshow, Luperi explicou o porquê decidiu transformar Buba numa pessoa trans.
"A Buba ser uma pessoa intersexo na primeira versão foi um assunto muito bem estabelecido, muito bem colocado e que trouxe muitos avanços. A necessidade de uma nova leitura sobre aquilo, diante do cenário de hoje, na minha concepção, se mostrou importante. A ideia não é tirar uma questão, mas sim adicionar novas camadas e trazer o assunto da diversidade, o assunto de gênero sob uma nova perspectiva que permita que mais discussões sejam feitas".
Em 1993, a personagem foi interpretada pela atriz Maria Luísa Mendonça.