O cientista político Márcio Black foi um dos convidados do Terra Agora, nesta quinta-feira, 2. Márcio comentou o caso de racismo vivido por uma das filhas de Samara Felippo na escola Vera Cruz, colégio particular na zona oeste de São Paulo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O cientista, que tem filhos matriculados na escola, pontuou que as opiniões polarizadas sobre o caso não beneficiam a luta antirracista no Brasil.
"A resposta para a violência é mais violência? Não há consenso entre os pais sobre isso, se elas devem ou não ser expulsas. A menina que foi alvo da violência precisa ser protegida. As meninas que cometeram o ato também precisam ser acolhidas. Considerar a saída delas da escola como uma solução dos problemas é um erro", disse Márcio.
Ele ressaltou a importância de olhar para o racismo na comunidade escolar como um todo, pela perspectiva dos estudantes, trabalhadores e pais, buscando também entender "quais são os atos racistas que as crianças [negras ou indígenas do Vera Cruz] já viveram ou vivem no espaço escolar.
O Terra Agora vai ao ar toda quinta-feira, às 17h, ao vivo na home do Terra, Youtube e nas redes sociais do Terra.