Após atrair a atenção dos seguidores ao modificar a letra da música “Com quem será?”, no aniversário de sua filha, Samara Felippo voltou a analisar e refletir sobre outra canção infantil com conotações machistas.
Dessa vez, a atriz abordou a música “Minhoca”, da apresentadora Eliana, em sua conta no Instagram. A letra da canção descreve duas minhocas conversando. Uma delas pede um beijo, enquanto a outra recusa. Então, a minhoca que fez o pedido acaba forçando um beijo na que recusou.
Samara levantou preocupações sobre como essa mensagem pode transmitir ideias problemáticas sobre consentimento para as crianças.
"Meus amores, está tudo errado. Não é não. Maria, me dá uma beijoca? Não dou, Pedrinho. Então eu vou roubar? Não, Pedrinho, você não vai roubar. Vamos mudar a musiquinha? O minhoco responderia: ‘Então vou respeitar’”, disse Samara em vídeo.
Na legenda, ela perguntou se os seguidores sabiam de mais músicas machistas que deveriam ter suas letras mudadas. “Mandem suas indicações e que comecem os mimimi”.
Samara já havia levantado uma questão sobre uma música infantil anteriormente, durante o aniversário de 11 anos de sua filha Laura. Na festa, quando a música “Com quem será?” estava sendo cantada pelos convidados, Samara interrompeu e comentou que a letra sugeria uma mensagem inadequada e disse que ela se casaria apenas se quisesse.
Seguidores comentam
Na publicação, muitos seguidores concordaram com o posicionamento de Samara. “Eu sempre ensinei aos meus meninos (hoje com 16/14 anos) e ensino para a minha menina de 6 aninhos assim: ‘minhoca, minhoca me dá uma beijoca? Não dou, não dou, não dou! Então vou respeitar! Minhoco, minhoco, você é um bom moço, me sinto respeitada, meu muito obrigada!’”, escreveu uma seguidora.
“Essa música foi proibida de tocar na escola que trabalho”, relatou outra seguidora.
Por fim, uma internauta questionou os comentários de pessoas que estavam criticando a análise da música. “Meu filho já aprendeu como ‘então vou respeitar’ tanto na escola quanto nos vídeos do Youtube. Muito mais adequado! Não sei qual o sofrimento dessas pessoas que estão reclamando, aprende música nova todo dia, não é capaz de aprender essa versão e ensinar algo decente pros filhos?”, escreveu.