O cantor Seu Jorge foi alvo de ataques racistas em show no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, na última sexta-feira, 14, de acordo com diversos relatos nas redes sociais. Um dos depoimentos mais compartilhados no Twitter diz que ele foi chamado de "vagabundo", "safado" e foram ouvidos gritos imitando macacos depois que ele voltou ao palco para continuar sua apresentação.
As informações foram publicadas inicialmente pelo jornal O Globo. Segundo os relatos compartilhados, os ataques racistas começaram após o cantor, antes de se despedir do palco pela primeira vez, ter levado ao palco um jovem negro para tocar cavaquinho e discursado contra a maioridade penal e os assassinatos de outros jovens negros moradores de comunidades pobres.
Quando procurada, a equipe de assessoria de Seu Jorge disse que não ia "se manifestar sobre o ocorrido".
Veja a repercussão:
Ontem à noite, Seu Jorge fez show em jantar de reinauguração de um dos espaços do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. Segue o relato de mais um caso isolado do Mississipi brasileiro: pic.twitter.com/T8ddtMDXQn
— Viaro🚩 (@Prof_Viaro) October 15, 2022
O Seu Jorge é um dos maiores artistas brasileiros: canta, dança, interpreta e faz a gente sonhar. Ele, que escapou da morte pra viver sua genialidade, falou do direito à vida dos negros e foi insultado por uma plateia racista no Clube União, em PoA. Sirvam quais façanhas? Quais?
— Matheus Gomes (@matheuspggomes) October 16, 2022
Racismo pesado no @gremionauticounião
Da Tati Suarez:
"Boçais, desrespeitosos...acabo de tomar conhecimento do que ocorreu ontem no show do Seu Jorge no Grêmio Náutico União .
— Zé Adão Barbosa (@zeadaobarbosa) October 15, 2022
É horrível isso,mas mostra bem o quanto seu Jorge é um artista preto de origem pobre e profundamente afastado de um público que deveria ser o dele... O cara é zero de empatia com o povo da periferia.
— Monica Almeida (@monicaemessias) October 16, 2022