A primeira deputada federal indígena eleita por São Paulo Sonia Guajajara (PSOL) é nome de consenso para um assumir um ministério no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, segundo apuração do jornal O Globo. Ela é cotada para a pasta dos Povos Originários, que deve ser criada na nova administração.
Diversas lideranças indígenas decidiram indicar a deputada para o cargo. Ela também teria recebido o apoio de importantes integrantes da equipe de transição como o senador Randolfe Rodrigues (Rede) e também da mulher de Lula, Rosângela da Silva, a Janja. Além deles, a ex-ministra Marina Silva, que por sua vez é cotada para o Meio Ambiente, também apoia a escolha.
Sonia deve ser anunciada como ministra em breve, segundo O Globo. Ela tem declarado que, caso o convite se confirme, irá debater a questão com o movimento indígena. A expectativa é que Sonia aceite o novo cargo.
A deputada federal eleita está no Egito, onde participa da COP27, conferência do clima que terá a participação de diversas lideranças mundiais, como o presidente eleito do Brasil. Lula deve se reunir com Sonia para formalizar o convite.
Outras personalidades também foram sondadas, como Célia Xakriabá (PSOL), Joênia Wapichana (Rede), Ailton Krenak e Beto Marubo foram sondadas, mas a deputada federal eleita teria mais chance.