STF forma maioria para manter Robinho preso por estupro

Até o momento, seis dos 11 ministros votaram contra os pedidos de liberdade ao ex-atleta

22 nov 2024 - 14h27
(atualizado às 15h13)
Robinho
Robinho
Foto: Reprodução: X/Robinho

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira, 22, para manter Robinho preso. O ex-jogador está desde março deste ano na Penitenciária II de Tremembé, no interior de São Paulo, onde cumpre a pena de nove anos por estupro cometido na Itália.

Até a última atualização desta matéria, seis dos 11 ministros votaram contra os pedidos de liberdade ao ex-atleta. São eles: Luiz Fux, relator do caso, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes -- o último a votar, deixando o placar em 6 a 1.

Publicidade

Somente o ministro Gilmar Mendes se manifestou a favor do habeas corpus para Robinho.

O julgamento no STF ainda não terminou, faltam votar Dias Toffoli, Nunes Marques, André Mendonça e Flávio Dino. Os ministros têm até a próxima terça-feira, 26 para depositar os votos no sistema eletrônico.

Há uma semana, a Corte analisa pedidos feitos pela defesa do ex-jogador. Os advogados questionam a legalidade da prisão após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) mandar executar, em território brasileiro, a condenação pelo crime e pedem que Robinho cumpra a pena em liberdade até se encerrarem todos os recursos para recorrer ao caso.

Polícia Federal prende Robinho em condomínio no litoral de SP
Video Player

Robinho foi condenado por estupro de uma jovem albanesa, na Itália, em 2013, quando atuava pelo Milan. O caso aconteceu em uma boate italiana, e outros cinco amigos do ex-jogador também estavam envolvidos. Um deles, Roberto Falco, também está preso. Outros quatro não foram julgados. Na Itália, Robinho foi condenado em três instâncias. 

Publicidade

Como ele tinha retornado ao Brasil e o País não extradita cidadãos brasileiros, a Justiça italiana pediu que a sentença de nove anos de prisão fosse cumprida em território brasileiro. *Com informações do Estadão Conteúdo

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se