O clipe da música Anti-Hero, lançado por Taylor Swift na última sexta-feira, 21, foi editado no Youtube e em outras plataformas de distribuição de vídeo.
A mudança aconteceu depois de a cantora receber críticas nas redes sociais por uma cena em que a palavra "gorda" aparece em uma balança. Os comentários apontaram que o momento teria um teor gordofóbico.
Os visuais da canção refletem a letra da faixa, em que Taylor canta sobre suas inseguranças e acredita ser o problema em muitas situações. Na cena em questão, ela sobe na balança, olha o termo "gorda" e uma segunda versão de si mesma, que seria um espécie de alter-ego do mal, olha para ela com reprovação.
Nesta quinta-feira, 27, os fãs repararam que o clipe foi editado. O momento em que a cantora olha para a balança e a palavra "gorda" aparece foi retirado, e agora vê-se apenas o alter-ego de Taylor fazendo o sinal negativo. Veja a comparação:
Triste! O videoclipe de "Anti-Hero" foi agora oficialmente alterado no YouTube. pic.twitter.com/hiTxHJX4NT
— Info Taylor Brasil (@InfoSwiftBrasil) October 27, 2022
As acusações de gordofobia surgiram após alguns internautas considerarem que a cena teria um significado negativo e que a palavra "gorda" não deveria aparecer para uma pessoa magra como Taylor.
Após a repercussão da mudança, fãs saíram em defesa da artista e apontaram que ela apenas quis retratar o que ela mesma passou quando sofreu com distúrbios alimentares.
Em seu documentário, Miss Americana, lançado pela Netflix em 2019, a cantora se abriu sobre o assunto. O filme mostra imagens da artista extremamente magra entre os anos de 2013 e 2016.
Segundo ela, manchetes que falavam que sua barriga estava grande ou que diziam que ela estava grávida geravam gatilhos que faziam com que ela ficasse dias sem se alimentar.
Veja o clipe na íntegra e confira alguns tweets sobre a discussão:
tudo que a taylor queria mostrar no clipe de anti hero é que não importa o corpo que vc tenha, SEMPRE vai ser julgado e isso fez com que ela literalmente parasse de comer a ponto de quase desmaiar no palco
transtorno alimentar nao escolhe peso, qualquer pessoa enfrenta
— mia midnights (@ididsmthingbad) October 26, 2022
minha timeline não para quieta sobre isso então vou falar:
eu vi a versão editada do clipe de anti-hero e gostei, passou bem a mensagem de dismorfia corporal e transtorno alimentar, sem reproduzir gordofobia
"ain mais não era gordofobia antes" era sim.
e não é culpa da taylor
— malê (@marialepetite) October 27, 2022
Taylor Swift editou o clipe de Anti-Hero, Infelizmente as pessoas entenderam errado o clipe, ela ficaram ofendida pela palavra "gorda" que Taylor queria passar para os seus fãs sua experiência com transtorno alimentar e suas insegurança. pic.twitter.com/n6A972j71F
— Taylor Swift Online (@tayloronlinebr) October 26, 2022
Taylor Swift foi gordofóbica num clipe
pessoas magras se sentem muito confortáveis em falar o quanto têm medo de serem como a gente, mas quando apontamos isso, elas vem cheias de desculpinhas. é gordofobia. melhore.
— Afrodite Gorda{ele/elu} (@WineInMyHeart) October 22, 2022
Me desencaralha muito das ideias a Taylor ter um histórico com DA e as pessoas dizerem que ela foi gordofóbica por fazer uma menção a como ela se sente sobre isso. Sendo que ela claramente menciona como um PROBLEMA e não como ela racionalmente pensa a respeito. https://t.co/C5FdCV4dte
— nina (@decodeshawn) October 27, 2022
A Taylor ter t.a não justifica ela ser gordofobica mas que bom que ela editou o clipe
— ana (@wiosnars) October 27, 2022
O The Independent saiu em defesa de Taylor Swift, após acusações de gordofóbia no videoclipe de "Anti-Hero", relatando que ela apenas estava mostrando seus traumas com distúrbios alimentares. pic.twitter.com/HWuVmlHxMm
— Taylor Swift Online (@tayloronlinebr) October 26, 2022
muito desonesto quem tá falando que essa cena foi gordofóbica quando CLARAMENTE se você viu o vídeo dá pra saber que é uma crítica a MÍDIA que diz que ser gordo é ruim a ponto de fazer até pessoas magras (como a taylor) sofrerem de distúrbios alimentares pic.twitter.com/fXP7oGWTT2
— p e a c h ? ? 13 (@lavandatea) October 23, 2022
*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais