A cidade de Teresina, no Piauí, acaba de adotar mais uma medida no combate à violência contra a mulher. Três viaturas da Polícia Militar receberam um envelopamento especial, na cor lilás. Elas fazem parte do programa Patrulha Maria da Penha.
A Patrulha Maria da Penha atua através de visitas periódicas às residências de mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Nessas visitas, as policiais verificam o cumprimento das medidas protetivas de urgência e reprimem também eventuais atos de violência.
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí explicou em entrevista que a escolha da cor lilás está relacionada à simbologia em relação à defesa das mulheres.
Segundo a Secretaria, o objetivo da ação é ter uma identificação visual diferenciada. Além disso, eles garantiram que as mulheres vítimas de violência doméstica terão um atendimento humanizado e eficaz.
O secretário de Segurança, Chico Lucas, destacou que essa é uma das estratégias do protocolo de combate à violência contra mulher. “É isso que a gente quer mostrar, que o homem tem o dever de respeitar a vontade da feminina, o direto das mulheres. Então a viatura lilás é para dar visibilidade e mostrar que as mulheres têm sim, por parte do governo do Estado, o apoio na proteção à sua integridade”, afirmou.