Terra evidencia impacto de temas ligados a diversidade na corrida eleitoral

Levantamento Nós Votamos mostra interesse de eleitores por questões raciais, educação, igualdade salarial entre outros

21 set 2022 - 17h19
(atualizado às 17h35)
Veículo transmite ao vivo debate com candidatos à Presidência da República neste sábado (24) em parceria com SBT, Estadão, Nova Brasil FM, CNN e Veja
Veículo transmite ao vivo debate com candidatos à Presidência da República neste sábado (24) em parceria com SBT, Estadão, Nova Brasil FM, CNN e Veja
Foto: Redação Nós

Em iniciativa inédita para medir o pulso do interesse do público sobre questões relacionadas à Diversidade na corrida eleitoral, o Terra apresenta o resultado do Nós Votamos, mapeamento feito com mais de 300 mil pessoas em todo o país. O estudo mapeou alguns dos temas mais relevantes nessa frente, e como eles podem impactar na escolha pelos candidatos que disputam cargos no Executivo e Legislativo nas eleições de outubro.

O levantamento online faz parte das iniciativas que o Terra preparou para a cobertura das Eleições 2022. Como integrante do maior pool de veículos que transmite ao vivo os debates neste ano, ao lado do SBT, Estadão, Nova Brasil FM, CNN e Veja, o Terra tem como principal recorte as reflexões sobre diversidade e inclusão.

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O estudo aplicado entre os dias 25 de agosto e 4 de setembro identificou que ‘diversidade racial’ é o tema mais importante para os brasileiros dentro da pauta de inclusão. Em um total 333.776 respondentes, 29% assinalaram essa opção.

Em segundo lugar, com 28%, o público assinalou uma opção mais ampla – considerando que “todos os temas” de diversidade são importantes. A pauta de mulheres ficou em terceiro lugar (16%).

O que chama atenção também é o volume de pessoas que consideram o assunto diversidade sem nenhuma relevância – 14% -, número superior aos que sinalizam a relevância de temas como LGBTQIAP+ (6%), acessibilidade (5%) e indígenas (3%).

Principais interesses

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No levantamento, o Terra desdobrou os temas mais importantes dentro de cada área macro sobre diversidade. Das questões raciais disponibilizadas na pesquisa, o acesso à educação (22%) foi a de maior interesse, seguida pela aplicação da lei que pune o racismo (21%).

Entre as questões relacionadas à mulher, a violência doméstica foi apontada como a mais importante (36%), seguida pela equiparação salarial entre homens e mulheres (35%). Quanto à comunidade LGBTQIAP+, a cota para transgêneros em universidades foi considerada a mais relevante (27%).

Segundo 36% dos respondentes, para promover a acessibilidade das pessoas com deficiência, as escolas inclusivas deveriam ser o primeiro assunto a ser avaliado. E para tratar as questões indígenas, o tema eleito o mais importante pelos respondentes foi a demarcação de terras (35%).

Eleições 2022 e Diversidade

O Terra também perguntou ao público sobre o impacto da pauta sobre diversidade no voto, e se o tema influenciaria a escolha pelos candidatos. Para 73% dos entrevistados, a pauta influencia diretamente seu voto, contra 15% que disseram que não. Outros 12% são indiferentes à preocupação do candidato com questões ligadas a diversidade.

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Os resultados do levantamento têm sido desdobrados na cobertura diária sobre eleições no Terra, bem como servido como embasamento para as perguntas feitas ao vivo pelos jornalistas do veículo durante as transmissões dos debates. No último dia 17 de setembro, o Terra transmitiu o debate com candidatos aos Governos dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. No próximo sábado (24) será a vez das transmissões com os candidatos à Presidência da República.

Metodologia

O estudo aplicou pesquisa online por 11 dias entre o final do mês de agosto e início de setembro para 333.776 pessoas em todo o Brasil, por meio do VIVO Recompensa. A plataforma de mobile marketing é gratuita para todos os usuários da Vivo, com maior aderência aos usuários do serviço pré-pago de telefonia móvel. O recurso é disponibilizado com exclusividade pelo Terra para marcas e anunciantes que buscam mais relevância e interações com o público.

A base contempla um público de 18 anos até a faixa acima de 50 anos, pertencentes às classes B (7%), C (42%) e D (51%). As pessoas responderam voluntariamente a 10 perguntas. Do total, 56% se identificam com o gênero feminino e 44% com o masculino. Quanto à classificação do IBGE, 38% se declararam pardos, 32% se declararam brancos, 17% pretos, 7% amarelos e outros 7% indígenas. Já em relação à escolaridade, dos 333.776 respondentes, a maioria tem ensino médio completo (26%) ou ensino fundamental incompleto (também 26%).

Além disso, a pesquisa contou com respostas de todas as regiões: Sudeste com 44%, Norte com 25%, Nordeste com 20%, Centro-oeste com 7% e Sul com 4%. Por fim, o estado de São Paulo foi o mais participativo na pesquisa com 20% dos respondentes, seguido de Minas Gerais (14%) e Pará (11%).

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Fonte: Redação Nós
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