Terra lança nova vertical para aprofundar discussões sobre diversidade

“Terra Nós” reúne jornalistas diversos e colunistas com grande alcance nas redes sociais para produzir conteúdo em diferentes formatos

8 mar 2022 - 14h00
(atualizado em 27/5/2022 às 09h46)
Foto: Divulgação / Divulgação

Para ampliar os debates sobre diversidade com a sociedade, o Terra pega carona no Dia Internacional da Mulher para lançar “Terra Nós”, uma nova vertical de conteúdo 100% voltada para despertar reflexões e combater discriminações. O novo hub de conteúdo dará visibilidade a pautas de pessoas que sofrem com a exclusão social pelo simples fato de ser o que são, em iniciativa que busca priorizar um jornalismo plural, inclusivo e acessível.

Dia a dia a nova vertical vai promover discussões sobre os desafios inerentes a diferentes grupos -- mais intensamente em seis territórios: mulher, pessoas negras, indígenas, pessoas com deficiência, LGBTQIAP+ e 50+. Com o lançamento, o Terra amplia sua atuação atento ao interesse do público brasileiro. No Portal, a audiência de temas ligados a diversidade cresceu mais de 140% desde 2016. “Com Terra Nós, assumimos uma posição mais enfática nesse território, contribuindo para evidenciar uma visão de mundo mais diversa e inclusiva. Nosso objetivo é amplificar o que se fala sobre o tema, com a promoção de debates profundos, que levem a reflexão sobre os preconceitos e que contribuam para que as pessoas falem disso com propriedade em qualquer conversa, seja em família ou amigos”, explica Claudia Caliente, diretora do Terra.

Publicidade

Um dos diferenciais da nova vertical é garantir a produção de conteúdo proprietário por uma redação com Lugar de Fala. “Terra Nós” também conta com um grupo representativo de colunistas ligados à diversidade, com forte presença nas redes sociais, trazendo conteúdos especialmente criados, seja em artigos, vídeo-colunas, webséries, stories e podcasts.

Entre os colunistas, está Txai Suruí, fundadora do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia e a única brasileira a discursar na abertura oficial da Conferência da Cúpula do Clima (COP26), em 2021. Além dela, as escritoras Cris Guerra e Joice Berth, o influenciador digital Luã Andrade, criador da página Escurecendo Fatos, Márcia Rocha, primeira advogada trans a ter o nome social reconhecido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), onde é conselheira, e Natália dos Santos, primeira apresentadora de TV com deficiência visual do Brasil.

Outro destaque para atuação ao tema de diversidade está ligado à acessibilidade dos conteúdos do Terra, com o investimento em ferramentas para garantir que todos os conteúdos presentes estejam acessíveis a todos os públicos. Hoje, com seu layout baseado em WCAG (Web Content Accessibility Guideline), o Portal já oferece a possibilidade da leitura em modo noturno e plugin de leitura em áudio. Mas ainda serão implantadas outras mudanças, como o uso de um player de vídeo com legendas automáticas, uso do tradutor em libras para todas as matérias e uso do “Para Cego Ver” nas redes sociais do portal.

“Terra Nós”- conteúdo de diversidade, feito por gente diversa, para amarrar e desatar NÓS.

Publicidade

Fonte: Redação Nós
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações