Torcedor do Mallorca tem pena de prisão definida por racismo contra Vini Jr. e Chukwueze

Casos ocorreram em fevereiro do ano passado, e o homem já havia recebido uma multa de quase R$ 25 mil, além de uma suspensão dos estádios

26 set 2024 - 13h04
(atualizado às 15h37)

Um torcedor do Mallorca recebeu uma sentença de um ano de prisão total por racismo contra Vini Jr. e Chukwueze. Os casos aconteceram em fevereiro de 2023, ambos pela La Liga, em jogos contra o Real Madrid e Villarreal no Iberostar Estadio. Nesse sentido, o homem está proibido de frequentar arenas esportivas pelos próximos três anos.

O homem já havia recebido uma multa de quatro mil euros (R$ 24 mil), além de uma suspensão de recintos esportivos por um período de 12 meses. A Comissão Estatal contra Violência, Racismo, Xonofobia e Intolerância no Esporte da Espanha tomou a decisão de puni-lo oito dias após a denúncia da La Liga aos insultos racistas contra Vinicius Júnior, que ocorreu dia 14 de fevereiro de 2023.

Publicidade

O Mallorca proibiu o acesso do homem de 20 anos ao estádio Son Moix, após as filmagens da TV 'DAZN' flagrar os insultos contra Vini. O torcedor ainda proferiu ofensas raciais contra o nigeriano Chukwueze, do Villarreal.

Caso de Vini Jr.

O crime contra o atacante brasileiro do Real Madrid ocorreu no dia 5 de fevereiro de 2023, pela La Liga. Nove dias depois, a entidade denunciou os insultos contra Vinicius Júnior e registrou "comportamentos passíveis de punição" em seu relatório, citando o momento em que o homem se refere ao atleta como "macaco".

O tribunal de instrução nº3 de Palma de Mallorca, na Espanha, determinou a sentença do réu. O homem, vale frisar, não teve a identidade divulgada.

Foto: PIERRE-PHILIPPE MARCOU/AFP via Getty Images / Jogada10

Vinicius Júnior tem atuado ativamente na luta contra o racismo no esporte - Foto: PIERRE-PHILIPPE MARCOU/AFP via Getty Images

Publicidade

Diante dos inúmeros casos recentes, a La Liga decidiu criar uma comissão específica para cuidar dos casos de racismo contra Vini Jr. A estratégia visa contar com inspetores nos setores mais 'problemáticos' de cada estádio, a fim de identificar e punir criminosos. O astro brasileiro, aliás, tem atuado como voz ativa na luta pela igualdade no esporte.

O movimento, a voz e a luta de Vinicius Júnior trouxeram os primeiros resultados. Em junho, a Justiça espanhola condenou, pela primeira vez, três torcedores do Valencia à prisão.  O trio pegou uma pena de oito meses pelos ataques racistas contra o atleta em maio de 2023.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações