Na derrota contra o São Paulo, pela partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil, a torcida do Águia de Marabá fez cantos homofóbicos contra a a torcida tricolor. "Viado, viado, torcida de viado", cantou a torcida do Águia de Marabá nas arquibancadas do Mangueirão.
Pelos gritos homofóbicos contra a torcida do São Paulo, o Águia de Marabá pode ser punido com base no artigo 243-G, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva: "Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência".
No final da última temporada, a Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva arquivou uma notícia de infração que denúnciava cantos homofóbicos registrados na torcida do Flamengo no clássico contra o Fluminense.
Uma das possíveis penas previstas no artigo é a exclusão da equipe da Copa do Brasil. Águia de Marabá e São Paulo voltam a se enfrentar no dia 22 de maio, no Morumbis. A equipe do técnico Luis Zubeldía pode perder por até um gol de diferença no jogo de volta que ainda irá avançar às oitavas de final do torneio.