Aos 65 anos de idade, a atriz Totia Meireles refletiu sobre o direcionamento dos papéis para atores mais velhos nas novelas. A artista, que tem quase 38 anos de carreira artística, falou sobre a falta de representatividade que as atrizes mais velhas enfrentam na hora de representar pessoas de fato mais velhas. "Colocam as mulheres no papel de mais velhas, sendo mais novas. Mulher de 40 tem que fazer papel de 40. Nunca querem que a gente faça a nossa idade", disse a atriz ao jornal O Globo.
Totia elogiou a novela "Terra e Paixão" por trazer atores da mesma idade que o personagem interpretado. Ela citou o ator Tony Ramos, de 75 anos, e as atrizes Glória Pires, de 60, e Eliane Giardini, 71 anos. "Deram um show na novela com papéis escritos para a idade deles", contou ao jornal carioca.
Apesar de prestigiar a inclusão correta na novela de horário nobre da TV Globo, Totia pontuou que ainda é exceção. “É muito lindo ver, no entanto, oportunidades assim se contam nos dedos. Estamos lutando ainda contra esse etarismo ridículo”, declarou a atriz.
Focada em atuar no teatro, a última novela da atriz foi "Verão 90" em 2019. A atriz divulga nas redes sociais suas peças teatrais e compartilha momentos com a família. Sobre cuidados estéticos, a atriz afirmou que a jovialidade está muito além disso e que a alegria é o segredo.
"É uma coisa de alma, eu estou com ruga, o braço vai ficando meio lá meio cá. O tempo passa, sinto ele muito, inclusive. Começamos a ficar com limitações. A máquina (o corpo) não funciona como era aos 40 anos. Mas a melhor opção ainda é essa (a alegria). Estou feliz por estar envelhecendo. É difícil, é. A cabeça está em um ritmo de 30 anos", declarou Totia.