Os nadadores com cabelos afro terão a oportunidade de competir nas Olimpíadas de Paris utilizando uma touca especialmente desenvolvida para eles. Vetada dos Jogos Olímpicos de de Tóquio, a Soul Cap foi feita para comportar cabelos volumosos, cacheados e até tranças.
Na época, a Federação Internacional de Natação, conhecida atualmente como World Aquatics, disse que a touca não “seguia o formato natural da cabeça”. Em 2022, a touca foi autorizada para uso após passar por uma revisão.
Ainda em 2022, celebrando a aprovação, a empresa Soul Cap destacou a importância da peça, apontando que as toucas de natação tradicionais representam uma barreira para nadadores com cabelos volumosos e cacheados, que frequentemente enfrentavam dificuldades para encontrar uma touca adequada ao seu tipo de cabelo.
A touca é feita de silicone e oferece um espaço extra no topo, sendo um acessório benéfico para os atletas de tranças, cabelos encaracolados e mais. A empresa foi fundada no ano de 2017 no Reino Unido por Michael Chapman e Toks Ahmed-Salawudeen.