Na última sexta-feira (9) foi divulgado o trailer da versão live-action de "A Pequena Sereia" com uma protagonista negra, a atriz Halle Bailey, durante a convenção D23, da Disney. Desde a sua divulgação, o vídeo está causando reações extremas tanto de racismo como de orgulho.
No canal do YouTube do Walt Disney Studios, o trailer recebeu 1,1 milhão de dislikes (cliques no botão "não gostei"). Apesar do YouTube ter removido a contagem pública de dislikes, ainda é possível ver os números através de uma extensão no navegador.
Internautas estão debatendo que o motivo principal para toda essa rejeição seja o racismo, uma vez que uma atriz negra está fazendo um papel que costuma ser interpretado por pessoas brancas.
Mas o trailer também causou muitas reações imensamente positivas entre garotas negras que se surpreenderam ao ver uma Ariel negra. Nos vídeos que estão circulando pelas redes sociais, diversas crianças expressaram felicidade e surpresa ao ver a personagem.
Uma das meninas mostradas no vídeo comenta com a mãe sobre a pele de Ariel e quando a mãe pergunta o que tem a pele dela, a garota responde "é marrom igual a minha". Outra garota também comemora e afirma: "ela é marrom igual a mim". Veja abaixo um vídeo com várias reações de garotas negras ao ver a Ariel de Halle Bailey pela primeira vez:
Isso, e APENAS ISSO, é TUDO o que importa!!! #TheLittleMermaid 🧜🏾♀️ pic.twitter.com/63jDybqFU5
— Portal Chloe x Halle (@portalcxh) September 12, 2022