Troy Kotsur é o primeiro homem surdo a ganhar o Oscar. O americano levou a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante pela atuação no filme ‘No Ritmo do Coração’, produzido pela Apple Studios. No Brasil, pode ser visto no Amazon Prime Video.
No filme, o ator interpreta o pai da de Emilia Jones, a única que escuta em uma família de surdos.
Kotsur divide a cena com Marlee Matlin, que foi a primeira (e única) atriz surda a vencer um Oscar, por Filhos do Silêncio, em 1987.
Em seu discurso de agradecimento, Troy Kotsur usou a linguagem de sinais e emocionou o público: "É incrível estar aqui nesta jornada", disse o ator, que aproveitou para homenagear o pai. 'Foi o melhor falante da língua de sinais da família. Mas ele sofreu um acidente de carro e ficou paralisado do pescoço para baixo. E não conseguiu mais se comunicar. Pai, eu aprendi muito com você, eu sempre vou te amar. Você é meu herói."
Kotsur dedicou o prêmio à comunidade surda, à comunidade de filhos de pais surdos e à comunidade das pessoas com deficiência. "Este momento é nosso", ressaltou ele, que foi aplaudido por todos os presentes na premiação pelos os presentes.