A Universidade Columbia, situada em Nova York, terá pela primeira vez uma mulher como reitora da instituição: a egípcia Minouche Safik. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (19), em comunicado interno para a comunidade da universidade.
Nemat Shafik é economista e comandava a London School of Economics (LSE), conhecida como uma das melhores escolas de negócios do Reino Unido, desde o ano de 2017. Também foi vice-presidente do Banco Mundial e cargos de direção do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco da Inglaterra.
No comunicado enviado para a comunidade universitária da instituição, Shafik é descrita como ideal para o cargo pois é "uma líder global, brilhante e capaz, uma boa construtora de laços comunitários e uma proeminente economista que entende a academia e o mundo além dela".
Shafik, que assumirá a reitora em julho de 2023, será a 20ª reitora a ocupar o cargo na universidade, sucedendo Lee C. Bollinger e outros 18 homens que empossaram o cargo.
O anúncio segue uma onda de divulgações de mulheres em cargos de liderança, como Claudine Gay, que será a primeira presidente negra da Universidade Harvard, e Sally Kornbluth, que comandará o MIT (Massachusetts Institute of Technology).