O Tribunal de Instrução nº 10 de Valência convocou o jogador Vinicius Júnior, do Real Madrid, para depor sobre as ofensas racistas que recebeu de torcedores do time da cidade homônima no último domingo (21).
Além do atleta, os três torcedores presos pela polícia local durante a semana, e posteriormente liberados, também prestarão depoimento no caso. Segundo as primeiras informações, Vini Jr. irá depor por videoconferência.
A justiça da cidade espanhola aceitou a denúncia por crime de ódio feita pelo clube merengue, no primeiro passo judicial efetivo desde que tudo aconteceu no estádio Mestalla. No entanto, o juiz local decidirá, após coletar todas as falas e provas, se abrirá processo ou não sobre o caso.
Os atos racistas contra o jogador ganharam repercussão mundial e geraram ainda uma crise diplomática entre Brasil e Espanha, com diversos ministérios do governo brasileiro cobrando ações contra os reiterados ataques contra Vini Jr. - o que ocorreu no dia 21 foi o 11º episódio sofrido por ele em dois anos. .