Vinicius Júnior: de São Gonçalo para a Copa do Mundo

O atleta, que começou sua carreira aos seis anos de idade na escolinha do Flamengo, faz sua estreia na Copa do Mundo aos 22 anos; ele é o terceiro jogador mais bem pago do mundo, superando Neymar Jr.

28 nov 2022 - 10h40
A foto mostra o jogador da seleção brasileira Vinicius Júnior
A foto mostra o jogador da seleção brasileira Vinicius Júnior
Foto: CBF / Alma Preta

Vinicius Júnior é uma das principais revelações do futebol brasileiro nos últimos tempos. O jovem de 22 anos se destacou atuando pelo Flamengo e logo foi contratado pelo Real Madrid, da Espanha. Pela Seleção Brasileira, o atacante sempre foi convocado para as categorias de base do Brasil e sua estreia na equipe principal aconteceu em setembro de 2019, na disputa do amistoso contra do Peru. Neste ano, ele faz a sua primeira Copa do Mundo com a camisa verde e amarela.

O brasileiro, autor do gol do título da Champions 2021/22, já completou mais de 180 partidas como jogador do Real Madrid. Ele fez 47 gols em 189 partidas pelo time principal. Além disso, foram mais quatro gols em cinco jogos pelo Castilla, time B do clube merengue. 

Publicidade

Além do aproveitamento nas partidas, Vinícius também está bem cotado no mercado publicitário e já superou Neymar. Hoje, ele possui o terceiro maior salário entre os jogadores de todo o mundo e, recentemente, chegou a 12 patrocínios pessoais.

O jogador fatura cerca de R$ 53 milhões e está buscando patrocinadores para o Instituto Vini Júnior, que tem como missão "apoiar as escolas públicas brasileiras na construção de novos modelos de ensino-aprendizagem". 

O atleta é natural de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, onde dividia um quarto com a avó, a mãe e três irmãos. O início da carreira de Vinícius José Paixão de Oliveira Junior foi em uma escolinha da sua cidade natal. Aos cinco anos de idade entrou na base do Flamengo e seu primeiro momento de destaque aconteceu na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, aos 17 anos. Foi nessa ocasião que o jogador despertou interesse em grandes clubes do futebol europeu.

Ainda neste ano, Vinícius subiu para o time profissional rubro-negro e fez sua estreia entre os principais nomes do Flamengo. Logo depois de sua segunda partida no profissional, o clube anunciou a venda do jogador para o Real Madrid por um valor recorde: 45 milhões de euros.

Publicidade

O montante investido pelo clube espanhol representou a segunda maior venda da história do futebol brasileiro, ficando atrás da negociação de Neymar Jr. com o Barcelona. Porém, a transferência definitiva para a Espanha só aconteceria após o jogador completar 18 anos de idade. Neste meio tempo, ele ajudou o Flamengo a vencer a Taça Guanabara e teve participação decisiva na Libertadores.

Seguindo os passos de um iniciante merengue, Vini atuou pelo Castilla e rapidamente demonstrou que tinha talento para integrar o time principal. Porém, a participação do atacante não foi na equipe titular. Após treinos e correções de falhas, ele ganhou notoriedade na campanha de LaLiga no ano de 2020, quando conquistou o troféu do torneio.

Em suas redes sociais, antes do jogo de estreia do Brasil na Copa do Mundo de 2022, em um jogo contra a Sérvia, Vinícius escreveu: "22 anos de espera, sonhos e trabalho! Mais preparado do que nunca! Vamos juntos pelo HEXA". 

Leia mais: Apesar da censura, jogadores e torcedores protestam na Copa; veja o que já aconteceu

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se