A apresentadora Xuxa Meneghel afirmou em entrevista à revista Quem que vem se dedicando a desconstruir antigas crenças e atitudes e quer ser exemplo de desconstrução em causas como racismo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Estou vivendo e aprendendo muito. Querendo aprender muito. Acho que muita gente vai se ver no meu lugar. De uma mulher branca, privilegiada, mas que acaba falando, repetindo, pensando, agindo de maneira, às vezes, incorreta, sem querer. A gente não pode mais falar que não quis falar, ou que não sabia. Temos informação", afirmou.
Parte desse processo de desconstrução é chegar ao público através de uma ferramenta de inteligência artificial, projetada para auxiliar as pessoas a obterem mais informações sobre a luta antirracista. "Ela [ferramenta] vai tirar muitas dúvidas. A mudança começa quando a gente se informa. Estou muito feliz em fazer parte de uma mudança tão importante", disse a apresentadora.
Refletindo sobre seu passado e suas interações com causas sociais, Xuxa revelou sentir "envergonhada" por algumas de suas ações e palavras anteriores. "A gente fica envergonhado de repetir coisas incorretas, de fazer interações desagradáveis. E vem aquela pergunta: 'Nossa, se eu não sabia, por que que ninguém me falou? Por que a gente repete apenas as coisas e aceita?'".
Com um olhar voltado para o futuro, Xuxa expressou seu desejo de ser um exemplo dessa transformação. Ela espera que suas mudanças inspirem outras pessoas a se tornarem mais empáticas e informadas. "Que as pessoas pensem assim: 'errei bastante que nem ela, errei tanto quanto ela, mas estou num caminho parecido de aprendizado'", disse.
A apresentadora enfatiza a importância de um contínuo processo de aprendizagem e questionamento. "Quero muito aprender e pergunto muito. Tem pessoas que não erram porque querem, mas outras, sim, elas são racistas mesmo. São pessoas desinformadas que querem ser preconceituosas, querem seguir esse caminho da discriminação", acrescentou Xuxa em entrevista à Quem.